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O conceito da inclusão é definido como um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender às necessidades específicas, interesses e habilidades de cada aluno. Requer uma ação mediadora nas inter-relações entre a criança, professores e seus familiares, um currículo que contemple a criança em desenvolvimento, atendendo às suas especificídades no contexto de convivência, e uma prática pedagógica:
Na Educação Infantil, o Atendimento Educacional Especializado objetiva otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, em interface com os serviços de saúde e assistência social, expressando-se por meio de serviços de:
Alunos com deficiência e os demais, que são público-alvo da Educação Especial e que estão incluídos em escola regular, precisam ser atendidos nas suas especificidades, para que possam participar, ativamente do(a):
A parceria entre os profissionais e os cuidadores deverá possibilitar a sistematização das tarefas, privilegiando-se aquelas relacionadas à situação de conforto da pessoa cuidada, à promoção da saúde, à prevenção de íncapacídades e à manutenção da:
O papel do cuidador ultrapassa o simples acompanhamento das atividades diárias dos indivíduos, sejam eles saudáveis enfermos e/ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja nos domicílios e/ou em qualquer tipo de instituições na qual necessite de atenção ou: