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No seu Curso de Filosofia Positiva, Auguste Comte caracteriza o Estado Teológico como a fase em que o espírito humano nascente concebe opiniões exageradas sobre a realidade, pois, em razão da condição de sua natureza (sentimento, inteligência e ação), pode apenas formular suposições a respeito do que ainda não compreende e quer compreender. Para Comte, o Estado Teológico se decompõe em fetichismo, politeísmo e monoteísmo.

A respeito das três formas da filosofia teológica, estabeleça a relação correta entre elas e as respectivas caracterizações comtianas.

1. Fetichismo 2. Politeísmo 3. Monoteísmo

( ) Um ser sobrenatural chamado Deus substitui um número indeterminado de seres mágicos.
( ) Atribui a todos os corpos exteriores vida análoga à dos homens, como na adoração dos astros.
( ) A vida é retirada dos objetos materiais, sendo remetida a seres fictícios diversos.

Assinale a opção que indica a correlação correta, de cima para baixo.
Leia o trecho a seguir do antropólogo J. G. Platvoet:

Religiões consistem em noções, atitudes e emoções, comportamentos e organização social no que diz respeito aos seres e/ou uma realidade, cuja existência e atividade não podem ser verificadas nem falsificadas [por meios empíricos], mas que os fiéis acreditam existir e estar ativas em suas vidas e/ou determinar seu destino futuro.

PLATVOET, J. G.,1990, ‘The Definers Defined: Traditions in the Definition of Religion’, in Method & Theory in the Study of Religion 2,2: 1990, p.196.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a abordagem do fenômeno religioso pelos autores citados.
Leia os trechos a seguir de Clifford Geertz, Thomas Luckmann & Peter Berger e John Milton Yinger sobre a religião como fenômeno social e cultural.

Uma religião é um sistema de símbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC,2008, p.67.

A experiência estética e religiosa é rica em produzir transições entre a realidade da vida cotidiana e outras realidades, na medida em que a arte e a religião são produtores endêmicos de campos de significação.
Adaptado de BERGER, P. L. e LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes,2004, p.43.

A religião pode ser definida como um sistema de crenças e práticas por meio do qual um grupo de pessoas luta com os problemas fundamentais da vida humana, expressando a recusa de capitular diante da morte e de desistirem frente à frustração, de permitirem a hostilidade ao que destroça suas associações humanas.
Adaptado de Yinger, M. The Scientific Study of Religion. London: The MacMillan Company.1970, p.7.

Com base nos trechos, é correto afirmar que para os três autores, a religião
Para Durkheim, ao estudar fenômenos religiosos, a sociologia deve buscar os “elementos permanentes que constituem o que há de eterno na religião”. Para tanto, o sociólogo propõe deixar de lado “nossa concepção de religião em geral, e considerar as religiões em sua realidade concreta, destacando o que elas podem ter em comum; pois a religião só pode ser definida em função das características que se encontram em toda parte onde houver religião”.

Adaptado de Durkheim, E. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes,2003, p. X e 4.

Em seu estudo sociológico do fenômeno religioso, Durkheim
Analise as posições sobre o impacto da religião para a mudança social nos autores da sociologia clássica examinados a seguir.

I. Para Marx, a base econômica da sociedade influencia o sistema de crenças que ela desenvolve, portanto, a religião reflete a sociedade, não a modifica.
II. Para Weber, em determinadas circunstâncias, as ideias religiosas podem impactar a mudança social, ao fornecer valores e práticas que influenciam o comportamento econômico, político e social.
III. Para ambos, os rituais religiosos são ações simbólicas que consolidam e afirmam a identidade coletiva da sociedade, podendo ser utilizada para incitar a mudança social.

Está correto o que se afirma em