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As afirmativas a seguir exemplificam corretamente as funções sociais da religião para Durkheim, à exceção de uma. Assinale-a.
Em O Sagrado e o Profano (1956), o historiador das religiões Mircea Eliade sugere usar o termo hierofania para referir-se ao sagrado:

O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. Este termo é cômodo, pois não implica nenhuma precisão suplementar: exprime apenas o que está implicado no seu conteúdo etimológico, a saber, que algo de sagrado se nos revela.

ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes,1992, p.12.

A partir do trecho, é correto deduzir que, para Mircea Eliade,
O teólogo holandês Gerardus van der Leeuw, em sua Fenomenologia da Religião (1933), assinalou a peculiaridade do campo de pesquisa da religião enquanto fenômeno e classificou o homem que possui uma conduta específica em relação ao sagrado de “homo religiosus”:

A definição do jurista romano Masúrio Sabino do que é “religioso” (algo que por seu caráter sagrado está longe e separado de nós) é pertinente para explicar em que consiste o sagrado e pressupõe que os homens mantenham uma conduta específica em relação a ele. A etimologia mais verossímil deriva a palavra “religio” de “relegere”, observar, estar atento; “homo religiosus” é o contrário de “homo negligens”.

Traduzido e adaptado de Gerardus van der Leeuw. Fenomenologia della religione. Torino, Boringhieri,2002, p.30.

A respeito da abordagem fenomenológica e do conceito de “homo religiosus” cunhado por Gerardus van der Leeuw, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A fenomenologia da religião é um estudo sistemático que identifica e analisa diversas experiências religiosas em suas formas elementares e basilares, como as estruturas e formas específicas de rito e crença.
( ) A abordagem fenomenológica do estudo da religião privilegia uma explicação teológica, segundo a qual só pode haver salvação quando há o conhecimento explícito de Jesus Cristo e a pertença à Igreja.
( ) O conceito de “homo religiosus” pressupõe que a religiosidade seja uma expressão intrínseca da condição humana e que o sagrado seja o núcleo da experiência religiosa.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Leia o trecho a seguir da obra ciceroniana Sobre a Natureza dos Deuses (45 a.C).

Assim, os que dias inteiros suplicavam e sacrificavam para que seus filhos sobrevivessem a si, foram chamados supersticiosos, e essa palavra se espalhou depois mais largamente; ao passo que os que escrupulosamente se ocupavam e recolhiam tudo o que dizia respeito ao culto dos deuses foram chamados religiosos a partir de recolher, como escolhidos de escolher, de acolher acolhidos e de inteligir inteligentes; de fato, em todas essas palavras há o sentido de colher, o mesmo que em religioso. Assim, quanto a supersticioso e religioso, formou-se, no primeiro, uma designação de defeito, no segundo, uma de elogio. E parece-me ter mostrado suficientemente que os deuses existem e de que natureza sejam.

Cicero, De natura deorum, II, XXVIII,72, apud Leandro Abel Vendemiatti, Sobre a Natureza dos Deuses de Cícero. Dissertação Campinas, SP,2003. p.80.

Na passagem citada,
Em uma aula sobre cidadania digital, o professor Carlos pediu que seus alunos do ensino médio investigassem casos reais de uso inadequado de dados pessoais nas redes sociais. Os estudantes, organizados em grupos, deverão criar campanhas digitais de conscientização sobre privacidade e segurança online, apresentando suas propostas em uma feira escolar.

De acordo com o RCEMP, a principal contribuição de projetos, como esse para o desenvolvimento dos alunos, é