Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir de Maria Montessori a respeito de sua experiência na Casa dei Bambini (Roma,1907).

O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base: a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas num ambiente adverso à atividade espontânea. Para tanto, urge predispor as condições que tornam possível a manifestação dos caráteres naturais da criança. Comecei, pois, a estudar um padrão de mobília escolar que fosse proporcionada à criança e correspondesse à sua necessidade de agir inteligentemente. Mandei construir mesinhas de formas variadas, que não balançassem, e tão leves que duas crianças de quatro anos pudessem facilmente transportá-las; cadeirinhas, igualmente leves, e que fossem uma reprodução, em miniatura, das cadeiras de adultos, mas proporcionadas às crianças.

RÖHRS, Hermann (org.). Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana,2010, p.63.

Assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da pedagogia montessoriana analisado no trecho.
Considerando a teoria sobre o desenvolvimento da criança segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.
Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.

Por intermédio do brincar, nos primeiros meses de vida, a criança aprende as habilidades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia o trecho a seguir.

Não apenas um romance, ou uma notícia, ou um verbete de enciclopédia são textos; um crachá, uma placa, um desenho também são textos. Do mesmo modo, são também textos uma aula, uma fofoca entre amigos, um recado oral. Podemos definir um texto como o produto do uso de uma linguagem, que ganha sentido em determinadas circunstâncias, num determinado contexto histórico e social. Um texto nasce do trabalho mental de organizar e elaborar nossas experiências, de construir nosso pensamento.

Adaptado de COSTA VAL, Maria da Graça. Produção de textos escritos na alfabetização. Belo Horizonte: UFMG / FaE / Ceale,2018, p.15.

Com base na descrição, observe as imagens a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção que indica as imagens que são textos.
Um dos desafios da educação nos anos iniciais é fazer as crianças perceberem as diferentes lógicas de funcionamento da enunciação oral e da enunciação escrita.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente essas lógicas de funcionamento, à exceção de uma. Assinale-a.