Filtrar


Questões por página:
Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos. Diferentemente das fábulas, dos contos e das lendas, o mito é uma narrativa
Acerca das principais características da religiosidade indígena, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) INCORRETA(S).
I. Cada nação indígena possui a sua própria religião, com seus ritos, cantos, danças, acessórios, símbolos, indumentária, pinturas corporais, mitos e jeitos de celebrar os importantes momentos da vida. II. Nas comunidades indígenas, a religião é parte integrante do cotidiano. A vida gira em torno do sagrado. III. A estrutura das religiões indígenas não permite o equilíbrio do homem com o meio e a harmonia com a “Mãe Terra”. IV. A religiosidade indígena é marcada pela burocracia institucional, tudo gira em torno das experiências do sagrado e não em uma fundamentação teórica. V. As comunidades indígenas acreditam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados.
A organização religiosa vai se instituindo como uma burocracia à medida que define e fundamenta seus papéis e estruturas a partir de três dinamismos básicos, que são:
A existência do pluralismo religioso e, portanto, do diálogo entre os diversos sujeitos, em determinada sociedade, vai depender da flexibilidade e da dialogicidade existentes no interior do campo religioso. As razões para a existência da flexibilidade e da dialogicidade estão no interior de cada expressão religiosa e dependem dos seguintes aspectos, EXCETO
Referente às explicações que as diversas religiões procuram dar aos seus adeptos para a vida além da morte, assinale a alternativa correta.