Filtrar


Questões por página:

“A noção tradicional de documento histórico, que compreendia somente documentos oficiais, ampliou-se bastante. Um depoimento oral, uma fotografia, um desenho, uma carta oficial ou pessoal, um antigo caderno escolar etc. hoje podem ser considerados até mais importantes do que um registro oficial, dependendo do caso.” (VASCONCELOS, J. A. Metodologias do Ensino de História. Curitiba: Intersaberes,2012, p.76).


Assinale a alternativa correta.

“A construção de uma identidade nacional que permeia a existência da Disciplina [de História] como obrigatória, nos currículos brasileiros desde o século XIX, passou a ser redefinida, portanto, sob outros parâmetros, repensada sob novas perspectivas relacionadas às mudanças sociais e econômicas em curso no país, à mundialização e às transformações do papel e do poder do Estado na nova ordem mundial econômica. Esses novos parâmetros apontam para a necessidade de aprofundar o conceito de identidade nacional.” (BITTENCOURT, C. Capitalismo e cidadania nas principais propostas curriculares de História. In.: O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,2004, p.18).
Assinale a alternativa correta.
De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é possível afirmar que se faz papel do professor:
De acordo com a publicação "Saberes e Práticas da Inclusão - Ensino Fundamental", é correto afirmar que a inclusão escolar deve ser:
Questão Anulada
Relacione as colunas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e considerando somente o que as DCNEB definem como Etapas da Educação Básica, assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas.

Coluna I.
1- Educação Especial.

2- Educação Infantil.
3- Ensino Fundamental.
4- Educação de Jovens e Adultos.
5- Ensino Médio.

Coluna II.
A- Possui duração mínima de 3 (três) anos.
B- Com duração de 9 (nove) anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos 5 (cinco) anos iniciais e a dos 4 (quatro) anos finais.
C- Parte integrante da Educação Regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.
D- Oferta de ensino aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
E- Compreende a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 (três) anos e 11 (onze) meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 (dois) anos.