Questões de Concurso
Filtrar
16.757 Questões de concurso encontradas
Página 428 de 3.352
Questões por página:
No final da década de 1970, inspirados no novo momento histórico por que passava o país, surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal. Atualmente coexistem na área de educação física vários modelos de abordagens de ensino. Darido (2003) analisou e apontou algumas características dessas abordagens descritas no quadro a seguir.
Principais autores | Livro | Área de base | Autores de base | Finalidade | Temática principal | Conteúdos | Estratégia/ Metodologia | Avaliação |
| Bracht, Valter; Castellani, Lino; Taffarel, Celi; Soares, Carmen Lúcia | Metodologia do Ensino de Educação Física | Filosofia política | Saviani, Demerval; Libâneo, José carlos. | Transformação social | Cultura corporal, Visão holística. | Conhecimento sobre jogos, esporte, dança, ginástica. | Tematização | Considerar a classe social do aluno, Observação sistêmica |
Assinale a alternativa que traz a abordagem a que pertence estas características.
Neste objetivo ''Obedecer às normas relacionadas com a utilização das regras de um jogo cooperativo proposto pelo professor de educação física da escola''. A que dimensão pertence este objetivo?
Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm uma característica diferenciada da Educação Infantil, pois, neste caso, trata-se de um nível de desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social mais avançado. Sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podemos afirmar que:
I - O desenvolvimento, embora esteja relacionado à idade, ele não é dependente dela. A idade cronológica fornece estimativa aproximada do nível desenvolvimentista do indivíduo, que pode ser mais precisamente determinado por outros meios.
II – No que diz respeito ao desenvolvimento motor, as crianças desse período de escolarização, se forem bem trabalhadas ou vindas de um processo normal do desenvolvimento, estão saindo do estágio maduro das habilidades motoras fundamentais.
III – Esse é o momento em que se deve aproveitar o acervo de habilidades antes trabalhadas e, quiçá, adquiridas, para dar encaminhamento ao desenvolvimento dos movimentos.
IV – Nesta fase, as habilidades antes adquiridas são agora progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas, para o uso em situações crescentemente exigentes.
Marque V para Verdadeiro e F para Falso, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A habilidade motora é a capacidade motora do organismo humano, expressa pela qualidade do movimento executado em vários planos: perceptivo (organização espacial e temporal), manipulativo (motricidade fina), projetivo (esquema corporal), neuromotor (coordenação e equilíbrio). Sobre a habilidade motora, podemos afirmar que:
I - A aquisição de habilidades motoras está vinculada ao desenvolvimento da percepção do corpo, espaço e tempo, componentes de domínio básico, tanto para aprendizagem motora como para as atividades de formação escolar.
II – O rico período de desenvolvimento infantil caracteriza-se pela aquisição de um espectro de habilidades motoras que possibilita um amplo domínio de seu corpo em diferentes posturas, locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas e manipular objetos e instrumentos diversos.
III – As habilidades motoras básicas são requeridas para a condução de rotinas diárias nos diversos ambientes como em casa e na escola, como também a propósitos lúdicos tão característicos da infância.
IV – A grande independência que o andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos o que torna visível princípio de desenvolvimento céfalocaudal e próximodistal, assim, as habilidades motoras fundamentais têm potencial para estarem bem definidas, ao final deste período.
De acordo com as afirmações acima, marque a alternativa CORRETA: