Questões de Concurso
Filtrar
14.716 Questões de concurso encontradas
Página 500 de 2.944
Questões por página:
Questões por página:
Sobre o fracasso escolar nas abordagens atuais, analise as assertivas a seguir:
I. O fracasso escolar é compreendido como resultado de múltiplos fatores, incluindo desigualdades socioeconômicas, práticas pedagógicas inadequadas e falta de políticas públicas efetivas.
II. As abordagens atuais enfatizam que o fracasso escolar está diretamente relacionado à incapacidade cognitiva individual dos estudantes.
III. A relação entre escola, família e comunidade é apontada como fundamental para a superação do fracasso escolar, promovendo ações integradas e contextualizadas.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
I. O fracasso escolar é compreendido como resultado de múltiplos fatores, incluindo desigualdades socioeconômicas, práticas pedagógicas inadequadas e falta de políticas públicas efetivas.
II. As abordagens atuais enfatizam que o fracasso escolar está diretamente relacionado à incapacidade cognitiva individual dos estudantes.
III. A relação entre escola, família e comunidade é apontada como fundamental para a superação do fracasso escolar, promovendo ações integradas e contextualizadas.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
Sobre o planejamento de ensino, analise a sentença abaixo:
Para se obter êxito na proposta de uma educação inclusiva, é necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar, no planejamento dos programas a serem implementados, docentes, diretores e funcionários, precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. (1ª PARTE). O planejamento do professor deve ser sistematizado para que possa haver a inserção de todos, no meio educacional. (2ª PARTE).
A sentença está:
Para se obter êxito na proposta de uma educação inclusiva, é necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar, no planejamento dos programas a serem implementados, docentes, diretores e funcionários, precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. (1ª PARTE). O planejamento do professor deve ser sistematizado para que possa haver a inserção de todos, no meio educacional. (2ª PARTE).
A sentença está:
A respeito da Educação Inclusiva, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
Sobre a proposta pedagógica da escola, analise as assertivas a seguir:
I. Participação de todos: profissionais de educação, alunos e comunidade, na concepção, elaboração, execução e avaliação.
II. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
III. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.
Estão CORRETAS:
I. Participação de todos: profissionais de educação, alunos e comunidade, na concepção, elaboração, execução e avaliação.
II. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
III. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.
Estão CORRETAS:
De acordo com o decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Analise o trecho a seguir:
"As secretarias estaduais e as secretarias municipais que aderirem ao Compromisso deverão elaborar e consolidar suas respectivas políticas de alfabetização, a partir de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação."
Em qual artigo do decreto esse excerto está inserido?
"As secretarias estaduais e as secretarias municipais que aderirem ao Compromisso deverão elaborar e consolidar suas respectivas políticas de alfabetização, a partir de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação."
Em qual artigo do decreto esse excerto está inserido?