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I. O processo de ensino e aprendizagem, no que tange à figura do professor e a sua relação com os alunos, não deve ter como cerne, somente o conhecimento resultante através da absorção de informações, mas também o processo de construção da cidadania do aluno. Simplificar o conhecimento científico, sem mudar seu conteúdo essencial, gera sua popularização e aproxima o aluno de algo antes desconhecido. Tem-se, com essa simplificação de "falar a mesma língua do aluno”, um caminho já defendido por Boldernave, que chama esse tipo de educação de Pedagogia da Moldagem. Essa perspectiva barra a ideia de separação que afasta ciência e sociedade e reacende a questão sobre qual é o papel social da ciência.

Il. Segundo Freire (1996, p.96) “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas imaginações, suas dúvidas, suas incertezas". Nesse sentido, o papel da escola nessa tendência pedagógica se acentua na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

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l. O Conselho Escolar é um órgão de representação da comunidade escolar. Trata-se de uma instância colegiada que deve ser composta por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar e constitui-se num espaço de discussão de caráter consultivo e/ou deliberativo. Ele não deve ser o único órgão de representação, mas aquele que congrega as diversas representações para se constituir em instrumento que, por sua natureza, criará as condições para a instauração de processos mais democráticos dentro da escola. Portanto, o conselho escolar deve ser fruto de um processo coerente e efetivo de construção coletiva.

Il. A associação de pais e mestres, enquanto instância de participação, constitui-se em mais um dos mecanismos de participação da comunidade na escola, tornando-se uma valiosa forma de aproximação entre os pais e a instituição, contribuindo para que a educação escolarizada ultrapasse os muros da escola e a democratização da gestão seja uma conquista possível. O grêmio estudantil se configura como um mecanismo de participação dos estudantes nas discussões do cotidiano escolar e em seus processos decisórios, constituindo-se num laboratório de aprendizagem da função política da educação e do jogo democrático.

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I. Entende-se Gestão da Escola Pública como uma maneira de organizar o funcionamento da escola pública quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, ideias e sonhos, num processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar.

Il. Compreende-se Gestão de Sistema Educacional como a gestão que implica o ordenamento normativo e jurídico e a vinculação de instituições sociais por meio de diretrizes comuns. A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica aprendizado e vivência do exercício de participação e de tomadas de decisão. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino: municipal, distrital, estadual ou federal de cada escola.

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|. Os objetivos educacionais orientam a tomada de decisão no planejamento, porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno. A seleção e a organização dos conteúdos são elementos norteadores dos objetivos educacionais, da escolha dos procedimentos metodológicos e do que avaliar.

Il. O planejamento pedagógico é fundamental para a organização e o sucesso das atividades e estratégias educacionais. No entanto, tal ação serve apenas como suporte para os professores dentro da sala de aula, tendo impactos secundários para a administração, gerenciamento e prestação de contas da instituição


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I. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o documento responsável por organizar as atividades pedagógicas que a escola realizará, guiando a administração da instituição e a condução do aprendizado dos estudantes com base nos conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento que normatiza o processo educacional no Brasil. O PPP não é um texto para ser construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas, mas sim construído para ser vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

Il. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta basilar para orientar as atividades de uma instituição de ensino e sua gestão, servindo como um direcionamento para a atuação dos professores e da equipe pedagógica. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Ademais, contribui para o trato das questões burocráticas e logísticas da escola — como, por exemplo, a quantidade de estudantes por sala e Os recursos necessários para as atividades escolares.

IIl. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) representa importante marco na gestão da escola, uma vez que este proporcionará aos alunos, professores e demais atores da comunidade escolar conhecer, refletir e intervir na sua realidade. O objetivo do PPP é promover, dessa maneira, maior comprometimento de todos quanto ao projeto educativo que se quer construir para e pela escola, em consonância com as diretrizes curriculares para uma educação emancipadora e de convivência democrática. Assim, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.


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