Questões de Concurso
Filtrar
15.827 Questões de concurso encontradas
Página 569 de 3.166
Questões por página:
Não se fala de autoestima, paixões, frustrações, alegrias, desencantos, comunicação interpessoal, ética, solidariedade e outros itens como se fala de logaritmos ou de eletrodinâmica. (...) Temos obtido interessantes resultados com o emprego de estratégias de sensibilização, em que o papel do capacitador muda de feição. Já não é mais o professor falando, ensinando, expondo os saberes que melhor conhece para quem não os conhece bem; é, efetivamente, um professor-capacitador que conhece jogos operatórios, sabe trabalhar estudos de caso, aprendeu estratégias para aguçar sensibilidades e as utiliza para propor discussões, sugerir debates, angariar depoimentos e, raramente, eleger concussões.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender.
Porto Alegre: Artmed,2002, p.65.
A aula descrita pelo trecho supracitado tem como foco central o desenvolvimento de capacidades
O foco no desenvolvimento de competências constitui um eixo orientador para a maioria dos Estados e Municípios brasileiros na construção de seus currículos, que parte de uma concepção específica de saber.
Assinale a opção que expõe corretamente esse conceito.
Temos um documento relevante, pautado em altas expectativas de aprendizagem, que deve ser acompanhado pela sociedade para que, em regime de colaboração, faça o país avançar.
Base Nacional Comum Curricular, p.8.
Assinale a opção que expressa corretamente uma das finalidades da Base Nacional Comum Curricular.
O princípio da gestão democrática deve servir como eixo orientador nas instituições de ensino brasileiras, de acordo com a legislação educacional vigente.
As opções a seguir descrevem consequências atribuídas à gestão democrática, à exceção de uma. Assinale-a.
Também é preciso frisar que apostar na interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de pessoa, mais aberta, flexível, solidária, democrática e crítica. O mundo atual precisa de pessoas com uma formação cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais frequentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo
integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.45.
Acerca da interdisciplinaridade como proposta pedagógica, assinale a afirmativa correta.