Questões de Concurso
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                  15.401 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 910 de 3.081                
                
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                         Conforme a LDBEN, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as incumbências dos entes federados às suas respectivas definições.  
 
Coluna 1
1. Incumbência privativa da União.
2. Incumbência da União em regime de colaboração com Estados, Distrito Federal e Municípios.
3. Incumbência dos Estados e Distrito Federal em regime de colaboração com Municípios.
4. Incumbência dos Municípios.
 
Coluna 2
 
( ) Definir formas de colaboração na oferta do Ensino Fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.
( ) Oferecer, com prioridade, o Ensino Fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
( ) Estabelecer competências e diretrizes para a Educação infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum.
( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
    Coluna 1
1. Incumbência privativa da União.
2. Incumbência da União em regime de colaboração com Estados, Distrito Federal e Municípios.
3. Incumbência dos Estados e Distrito Federal em regime de colaboração com Municípios.
4. Incumbência dos Municípios.
Coluna 2
( ) Definir formas de colaboração na oferta do Ensino Fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.
( ) Oferecer, com prioridade, o Ensino Fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
( ) Estabelecer competências e diretrizes para a Educação infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum.
( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
     Com base na Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a respeito dos princípios da Educação Nacional e dos deveres do Estado, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.  
 
Coluna 1
 
1. Princípios da Educação Nacional.
2. Deveres do Estado.
 
Coluna 2
 
( ) Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
( ) Garantia de padrão de qualidade.
( ) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
( ) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
( ) Valorização do profissional da educação escolar.
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
    Coluna 1
1. Princípios da Educação Nacional.
2. Deveres do Estado.
Coluna 2
( ) Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
( ) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
( ) Garantia de padrão de qualidade.
( ) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
( ) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
( ) Valorização do profissional da educação escolar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
     A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: 
 
I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
 
PORQUE
 
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
    I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
PORQUE
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
                Concurso:
                Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Sobre a criação de cursos de EPT no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.  
 
I. A EPT é orientada por princípios que buscam não apenas integrar a educação aos setores produtivos do país, mas também se restringem à prática social, sem considerar outros aspectos do desenvolvimento individual do aluno.
II. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EPT fornecem princípios e critérios opcionais que podem ser observados pelas instituições de ensino, sendo de caráter orientador e sem obrigatoriedade de cumprimento.
III. A EPT é composta exclusivamente por cursos de formação inicial e continuada, qualificação profissional e educação técnica de nível médio, não abrangendo modalidades de graduação e pós-graduação tecnológicas.
    I. A EPT é orientada por princípios que buscam não apenas integrar a educação aos setores produtivos do país, mas também se restringem à prática social, sem considerar outros aspectos do desenvolvimento individual do aluno.
II. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EPT fornecem princípios e critérios opcionais que podem ser observados pelas instituições de ensino, sendo de caráter orientador e sem obrigatoriedade de cumprimento.
III. A EPT é composta exclusivamente por cursos de formação inicial e continuada, qualificação profissional e educação técnica de nível médio, não abrangendo modalidades de graduação e pós-graduação tecnológicas.
                Concurso:
                Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), definidas pela Resolução CNE/CP nº 1/2021, assinale a alternativa correta.   
    