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A LDB (Lei n.9.394/1996) estabelece que a incumbência da elaboração e execução da proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino é
Para trazer uma situação escolar em que o conhecimento não é inteligível, vamos lembrar os “macetes” no ensino de matemática, que podem facilitar uma sequência de raciocínios, porém, se não forem compreendidos efetivamente, não ajudarão na aprendizagem nem no sucessivo desenvolvimento do educando. Servirão, circunstancialmente, para resolver problemas escolares, mas não oferecerão subsídios para a solução de questões matemáticas, quando necessárias, ou para dar saltos de criatividade.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.111.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre teoria e práticas educacionais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os saltos de criatividade devem-se as atividades escolares que empreguem artifícios pelos quais se obtêm de maneira rápida os resultados.
( ) Artifícios como “macetes” são facilitadores pela sua natureza de conhecimento inteligível.
( ) O “macete” soluciona, não apenas operações específicas, mas possui uma aplicabilidade universal.
As afirmativas são, respectivamente,
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.111.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre teoria e práticas educacionais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os saltos de criatividade devem-se as atividades escolares que empreguem artifícios pelos quais se obtêm de maneira rápida os resultados.
( ) Artifícios como “macetes” são facilitadores pela sua natureza de conhecimento inteligível.
( ) O “macete” soluciona, não apenas operações específicas, mas possui uma aplicabilidade universal.
As afirmativas são, respectivamente,
Para a maioria dos profissionais que atua em nossas escolas hoje, é difícil entender a possibilidade de se fazer inclusão total. Essa resistência é aceitável e compreensível diante do modelo pedagógico-organizacional conservador que vigora na maioria das escolas. Ninguém se arrisca a acolher a ideia de ministrar um ensino inclusivo em uma sala de aula de cadeiras enfileiradas, livro didático aberto na mesma página, uma só tarefa na lousa, e uma só resposta válida e esperada nas provas.
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
O trecho supracitado aponta para a
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
O trecho supracitado aponta para a
Há casos, de acordo com o artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.8.069/ 1990), em que o Conselho Tutelar precisa ser comunicado pelos estabelecimentos de ensino fundamental.
Assinale a opção que expressa corretamente um desses casos.
Assinale a opção que expressa corretamente um desses casos.
Quando se trata da prática pedagógica, há uma pluralidade de métodos de ensino possíveis. Aquele que se vale da exposição verbal, demonstração, ilustração e exemplificação, denomina-se