Filtrar


Questões por página:
A Sociologia da Educação estuda a relação entre a educação e a sociedade. Qual dos sociólogos a seguir defendeu a ideia de que a escola desempenha um papel fundamental na socialização e na integração social, reforçando a coesão entre os membros da sociedade?
A Filosofia da Educação questiona os princípios e objetivos do ensino e aprendizado. Qual dos filósofos abaixo é conhecido por defender a ideia de que a educação deve ser centrada na experiência e no desenvolvimento das habilidades práticas dos alunos?
Sobre as competências relacionadas ao ensino de Computação no Ensino Fundamental, previstas no Complemento à BNCC, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das competências consiste em compreender a Computação como uma área que não se relaciona diretamente com questões sociais, ambientais e culturais, focando-se principalmente nos aspectos técnicos e científicos.
II. Entre as competências, destaca-se o desenvolvimento de habilidades para que os estudantes possam analisar e expressar ideias e soluções computacionais de forma criativa, crítica e ética, utilizando diferentes linguagens e tecnologias.
III. As competências incluem a criação de projetos cooperativos que utilizem a Computação para resolver problemas de diversas áreas, respeitando princípios éticos, democráticos e sustentáveis, além de valorizar a diversidade e a inclusão.

Está(ão) correta(s):
A avaliação escolar, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, tem como objetivo:
Com base nas concepções de alguns autores e pesquisadores, o conceito de currículo pode ser entendido como:

1. Um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de uma forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar.
2. Um instrumento norteador e completo, capaz de ser possível auxiliar na elaboração do plano de ensino, levando em consideração as adversidades da realidade da sala de aula.
3. Um caminho metodológico, cujo objetivo é alcançar uma educação cartesiana, sendo desenvolvido em uma instituição de educação formal e seguindo determinados padrões de qualidade.
4. O currículo é o cruzamento de práticas diferentes e se converte em configurador, por sua vez, de tudo o que podemos denominar como prática pedagógica nas aulas e nas escolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.