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O investimento e monitoramento das condições de trabalho bem como a valorização da carreira dos professores e profissionais de apoio contribuem na construção e no fortalecimento de práticas de qualidade na educação infantil. Para que tal princípio se concretize, um dos parâmetros destinados ao gestor da Secretaria Municipal de Educação é:
Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios diferentes da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação, é preciso que exercitem o autogoverno. Assim, poderão usufruir de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções. Todo esse processo resulta:
Na educação infantil, o currículo, pensado para promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio:
Jurema atua numa instituição de educação infantil e criou uma dinâmica pedagógica que possibilita o empréstimo de livros regularmente às crianças, para que possam levar para casa. Analisando essa prática sob o ponto de vista dos preceitos legais vigentes, pode-se considerá-la:
O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar ou suplementar: