Filtrar


Questões por página:
A compreensão da educação exige o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a sociologia, que oferecem fundamentos para analisar e orientar as práticas escolares. Sobre o tema, é verdadeira a seguinte afirmativa:
As teorias do currículo orientam a organização do conhecimento escolar e refletem concepções distintas sobre a função da educação. Considerando as classificações mais conhecidas, podemos afirmar que a teoria crítica do currículo é aquela que:
Das alternativas abaixo, aquela que apresenta uma definição correta sobre a prática interdisciplinar na escola é a seguinte:
Na concepção de ensino integrado, no tocante à prática pedagógica e organização do currículo, ao planejamento e à avaliação, podemos afirmar que:
As tendências pedagógicas expressam concepções de ensino e aprendizagem que orientam práticas escolares em diferentes contextos históricos e sociais. Elas podem ser classificadas em liberais, que priorizam a transmissão de conteúdos e a adaptação do indivíduo à sociedade, e progressistas, que valorizam a participação ativa do aluno e a transformação social. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta uma característica da tendência progressista é a seguinte: