Filtrar


Questões por página:

Os transtornos alimentares costumam surgir em decorrência de uma exigência de comportamentos mais produtivos e que aumentem a funcionalidade e independência na adolescência.

Acerca dos transtornos alimentares, assinale a alternativa correta.

Transtornos psiquiátricos são comuns na gestação e quando não tratados estão associados a complicações maternas e fetais, como suicídio, parto prematuro, menor crescimento intrauterino, dentre outros. Além disso, o contato do feto com psicofármacos também associa-se a riscos de malformações, síndromes perinatais e alterações neurocomportamentais de surgimento tardio. Desse modo, faz-se necessário ponderar a necessidade do tratamento psiquiátrico de gestantes e nutrizes.


A respeito dos transtornos psiquiátricos em gestantes pode-se afirmar:

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem como particularidade um padrão de redução acentuada no nível de atenção e uma amplificação na hiperatividade ou impulsividade. O DSM-5 trouxe algumas mudanças para realizar o diagnóstico desse transtorno.


Qual a afirmativa está correta a respeito do TDAH?

Até a década de 80 as crianças com sintomas do transtorno do espectro autista geralmente eram diagnosticadas como esquizofrenia infantil até que se tornou evidente que se tratavam de enfermidades psiquiátricas distintas. O transtorno do espectro autista engloba crianças com problemas na comunicação social e padrões de comportamento repetitivos e restritos.


Sobre o autismo assinale a afirmativa verdadeira.

O sono é regulado por diversos mecanismos, quando há uma desorganização de algum dos sistemas ocorrem os transtornos do sono. Atualmente já foi demonstrada a importância de um sono reparador não só para a saúde mental do paciente, como para as áreas cardíacas e endócrinas, por exemplo, sendo os transtornos do sono associados à ocorrência de AVC, hipertensão e insuficiência cardíaca.


Relativo à insônia é alegar: