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A Filosofia da Ciência ajuda a discutir os fundamentos epistemológicos da educação. Um tema que não pode ficar fora desta discussão é o falsificacionismo. Popper afirma: “Eu posso, [...], admitir alegremente que falsicacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa, mesmo (e especialmente) se ela logo se revela falsa, a alguma récita da sequência de truísmos irrelevantes” (POPPER apud CHALMERS, 1993, p 20). Para os falsificacionistas: I) O empreendimento da ciência consiste na proposição de hipóteses falsificáveis. II) As teorias que foram falsificadas devem ser inexoravelmente rejeitadas. III) Apenas aquelas teorias que podem se revelar verdadeiras ou provavelmente verdadeiras devem ser admitidas na ciência. IV) Aprendemos de nossos erros. A ciência progride por tentativa e erro. V) Especulações precipitadas devem ser encorajadas, desde que sejam falsificáveis e desde que sejam rejeitadas quando falsificadas. Estão CORRETAS apenas as afirmações:
Um tema relevante no estudo dos fundamentos filosóficos da educação é a catarse. O que significa a fixação do momento “catártico” para Gramsci?
No campo educacional é comum encontrarmos pesquisas fundadas na Filosofia da Práxis, amplamente discutida na obra “Concepção dialética da História”. Nessa obra, Gramsci rebate as críticas de Croce ao Marxismo em seu texto “Benedetto Croce e o Materialismo Histórico”. Indique, dentre as afirmativas abaixo, aquela que NÃO está entre as teses principais de Croce.
Disciplina é um tema que não pode ficar fora de nossas licenciaturas. Em seus estudos sobre a disciplina Foucault discute temas como a repartição disciplinar e os controles disciplinares da atividade. Afirma o autor: “Vimos como os processos da repartição disciplinar tinham seu lugar entre as técnicas contemporâneas de classificação e de enquadramento, e como eles aí introduziam o problema específico dos indivíduos e da multiplicidade. Do mesmo modo, os controles disciplinares da atividade encontram lugar em todas as pesquisas, teóricas ou práticas, sobre a máquina natural dos corpos” (Vigiar e punir). Entre as formas de controle disciplinar da atividade, segundo Foucault, encontramos: I) Tática: permite ao mesmo tempo a caracterização do indivíduo como indivíduo, e a colocação em ordem de uma multiplicidade dada. Ela é a condição primeira para o controle. II) Elaboração programada do ato: para cada movimento é determinada uma direção, uma amplitude, uma duração. É prescrita também sua ordem de sucessão de forma condicionada. III) Corpo e gesto postos em correlação: um corpo disciplinado é a base de um gesto eficiente. IV) Articulação corpo-objeto: a disciplina define cada uma das relações que o corpo deve manter com o objeto que manipula. Ela estabelece engrenagem entre um e outro. V) Utilização exaustiva: importa extrair do tempo sempre mais instantes disponíveis e de cada instante sempre mais forças úteis. Estão CORRETAS as afirmações:
Não se pode conceber um educador que não discuta os fundamentos antropológicos da educação. O que é o homem? Esta é para Gramsci, a primeira e principal pergunta da filosofia (Concepção Dialética da História). Indique qual das afirmações abaixo mais se aproxima da antropologia de Gramsci: I) O homem é um ser histórico e o Espírito é a matéria da história. O homem é a criatura na qual o Espírito trabalha. II) O homem é vontade concreta: isto é, aplicação efetiva do querer abstrato ou do impulso vital aos meios concretos que realizam esta vontade. III) O homem é uma série de relações ativas (um processo). Uma individualidade composta de: indivíduo, os outros homens e a natureza. IV) O homem deve ser concebido como um bloco histórico de elementos puramente subjetivos e individuais e de elementos de massa – objetivos ou materiais – com os quais o indivíduo está em relação ativa. V) O homem é um ser dominado pelo desejo de absoluto. Seu destino supremo é cumprir-se como ser racional livre. As afirmações que estão de acordo com a antropologia de Gramsci são: