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Concurso:
Prefeitura de Itanhaém - SP
Disciplina:
Pedagogia
É um plano pedagógico e institucional, que visa ao saber e define como trabalhar o processo de ensino e aprendizado dos estudantes sistematicamente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. A definição acima refere-se ao(à)
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
Quanto à disciplina na educação é correto que educador a promova através:
As relações entre educação e sociedade não estão reduzidas à reprodução e impactam na formação dos sujeitos. No que tange à relação entre educação e sociedade, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
“Ensinar requer a plena convicção de que a transformação é possível porque a história deve ser encarada como uma possibilidade e não como um determinismo moldado, pronto e inalterável. Para isso é preciso desnaturalizar, tornar evidente as contradições e fazer este exercício de estranhamento é um dado decisivo no processo de conhecimento de nossa própria cultura. (...) Conhecimento é poder, poder de questionar os discursos dominantes”.
Sobre o contexto enunciado, considerando a importância do “Processo Ensino-aprendizagem de Educação”, analise as proposições seguintes:
I. O educador não pode ver a prática educativa como algo sem importância, ao contrário, ele deve sempre perseguir um constante processo de reafirmação dos valores da educação. II. O educador não deve barrar a curiosidade do aluno, pois é de fundamental relevância o incentivo à sua imaginação, intuição, senso investigativo, enfim, sua capacidade de ir além. III. No Processo didático-pedagógico de ensinar e aprender, o professor deve observar hábitos e atitudes prejudiciais ao trabalho docente, evitando tudo que possa prejudicar o andamento do próprio processo e, consequentemente, o aproveitamento dos discentes.
Está (ão) correta(s):
Sobre o contexto enunciado, considerando a importância do “Processo Ensino-aprendizagem de Educação”, analise as proposições seguintes:
I. O educador não pode ver a prática educativa como algo sem importância, ao contrário, ele deve sempre perseguir um constante processo de reafirmação dos valores da educação. II. O educador não deve barrar a curiosidade do aluno, pois é de fundamental relevância o incentivo à sua imaginação, intuição, senso investigativo, enfim, sua capacidade de ir além. III. No Processo didático-pedagógico de ensinar e aprender, o professor deve observar hábitos e atitudes prejudiciais ao trabalho docente, evitando tudo que possa prejudicar o andamento do próprio processo e, consequentemente, o aproveitamento dos discentes.
Está (ão) correta(s):
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
Analise os textos seguintes. Após análise, marque os que se afinam no sentido contextual e que podem ser relacionados aos “Fundamentos da Educação” com melhor propriedade.
I. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. II. A avaliação processual faz parte da educação no amplo trabalho do planejamento escolar. Assim sendo, o professor deve ser bem cauteloso nos seus propósitos educativos. III. Para que eu possa defender a boa educação no Brasil, pensando na real importância da formação humana, sempre me pergunto: “onde são aplicados os suados impostos que os cidadãos de bem, os brasileiros, têm pago sobre tudo que consomem, como estes impostos são aplicados”. Onde estão os guardiões da Constituição Federal Brasileira? Por que tanto descaso para com a educação neste país? IV. A Educação deve proporcionar ao educando meios necessários para entender o mundo em que se vive e o momento histórico em que está situado e fornecer-lhes armas para poder defender–se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a tratá-lo como um ser passivo e manipulável.
I. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. II. A avaliação processual faz parte da educação no amplo trabalho do planejamento escolar. Assim sendo, o professor deve ser bem cauteloso nos seus propósitos educativos. III. Para que eu possa defender a boa educação no Brasil, pensando na real importância da formação humana, sempre me pergunto: “onde são aplicados os suados impostos que os cidadãos de bem, os brasileiros, têm pago sobre tudo que consomem, como estes impostos são aplicados”. Onde estão os guardiões da Constituição Federal Brasileira? Por que tanto descaso para com a educação neste país? IV. A Educação deve proporcionar ao educando meios necessários para entender o mundo em que se vive e o momento histórico em que está situado e fornecer-lhes armas para poder defender–se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a tratá-lo como um ser passivo e manipulável.