Filtrar


Questões por página:
Para que possamos ter uso racional de medicamentos, é necessário que estes sejam corretamente prescritos, possuam qualidade, segurança e eficácia comprovada, que seu uso seja correto. Dessa forma, as informações sobre medicamentos são etapa importante para seu uso racional.
Diante do exposto, os graus de recomendações terapêuticas nível A e B admitem os seguintes tipos de estudo: I. meta-análises de ensaios clínicos, comparáveis e com validade interna, com adequado poder final e mínima possibilidade de erro alfa; II. estudo quase-experimental com controles contemporâneos selecionados por método sistemático, independentemente de julgamento clínico; III. ensaio clínico randomizado com desfecho e magnitude de efeito clinicamente relevantes, correspondentes à hipótese principal em teste, com adequado poder e mínima possibilidade de erro alfa; IV. ensaio clínico randomizado que não preenche os critérios do nível I; V. estudo quase-experimental com controles históricos.
Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas
O farmacêutico de um município do interior de Alagoas com 15.000 habitantes acabou de ser contratado para gerenciar a Assistência Farmacêutica Municipal. Dentre suas atribuições mais emergenciais, está a necessidade de entregar a programação dos medicamentos da Atenção Básica para que a comissão de licitação possa realizar o pregão para o próximo exercício.
O farmacêutico inicia a coleta de dados para realizar a programação e verifica que os dados de dispensação não estão disponíveis, consegue apenas o número de equipes da Estratégia Saúde da Família, população coberta e número de especialidades médicas e atendimentos do centro de saúde. A partir dessas informações, qual técnica de programação é mais adequada para a disponibilidade de dados desse município?
Sobre as bactérias gram negativas, marque a alternativa CORRETA.
Questão Anulada
Os Estafilococos são as bactérias não esporuladas que mais resistem no meio ambiente. Podem sobreviver por meses em amostras clínicas secas, são relativamente resistentes ao calor e podem tolerar uma concentração aumentada de sal. No entanto, apesar dos antimicrobianos existentes, da melhora das condições sanitárias e das medidas de controle de infecção hospitalar, este microrganismo continua a ser um dos mais importantes patógenos para o homem. Os estreptococos foram os maiores causadores de infecção hospitalar na era pré-antibiótica, causando surtos de infecção e morte de puérperas. Apesar de não serem atualmente uma importante causa de infecção hospitalar, provocam, no entanto, doenças muito graves e muitas vezes letais, mesmo em pacientes imunocompetentes, sendo importante o rápido diagnóstico deste agente. Já os enterococos apresentam importância crescente como causadores de infecção hospitalar, pelo aparecimento de resistência quase total aos antibióticos tradicionalmente utilizados para tratamento destas infecções. Os Enterococos mais comumente isolados são: Enterococcus faecalis (90% dos casos) e Enterococcus faecium, com grande capacidade de colonização de pacientes e de contaminarem superfícies ou equipamentos utilizados em hospitais. Sobre os cocos gram positivos, marque a alternativa CORRETA.

Na área forense, as técnicas de biologia molecular vêm se fortalecendo no transcorrer dos últimos vinte e cinco anos. Isso em função do desenvolvimento de técnicas cada vez mais sofisticadas e em número cada vez maior. Esta evolução somente foi possível pelo desenvolvimento e compreensão da biologia molecular e a descoberta de novas técnicas e métodos eficazes para a detecção do DNA humano, para fins forenses. Julgue as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.


I- Os polimorfismos de comprimento incluem regiões que se repetem no DNA genômico e são chamados de microssatélites (STRs) e minissatélites (VNTRs).

II- Os polimorfismos de sequência constituem-se de diferentes nucleotídeos em uma determinada localização no genoma, sendo que suas variações podem ser manifestadas como regiões de alelos alternativos, substituições, adições ou deleções de bases.

III- Os VNTRs (do inglês, Variable Number of Tandem Repeats) são sequências curtas de bases que ocorrem em números variáveis dentro do grupo de repetições in tandem. O número de repetições encontradas varia de um local para outro dentro do genoma e também varia entre indivíduos. Podendo, assim, ser diferenciados pelo comprimento de sequência VNTR do DNA.

IV- Os STRs (do inglês, Short Tandem Repeats) são nucleotídeos alinhados, em curtas repetidas, organizados em sequência. Estes são trechos de DNA constituídos em unidades repetidas de dois, três ou quatro nucleotídeos e localizados dentro de regiões de sequência única com número menor do que 100 pares de nucleotídeos. Cada região genômica que contém determinado número de repetições de uma sequência constitui um loco genético, que varia entre os indivíduos e também é multialélico.

V- O que difere entre os VNTRs dos STRs é o tamanho, ou seja, o número de bases, sendo que os STRs contêm muitos pares de bases. Esta característica permite que sejam analisadas quantidades maiores de DNA, enquanto que, para a análise dos VNTRs, é necessário menor quantidade e qualidade do DNA, sendo, por isso, mais utilizado para investigação forense, quando só se encontram vestígios de DNA.