Filtrar


Questões por página:

Julgue as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.


I- Para cada tipo de material biológico com potencial no uso forense, exige-se um tipo diferente de coleta. Quando se trata de fluídos (sangue, esperma, saliva e outros), e estes estiverem em estado líquido e em pequenas quantidades, deverão ser coletados através de suabe estéril. Se for em quantidade maior, usa-se uma seringa descartável estéril. Se o fluído estiver seco e em pequenos objetos ou roupas, os mesmos deverão ser encaminhados para análise, se estiver em grandes objetos ou em superfícies de metal, paredes ou móveis, deverão ser retirados, utilizandose bisturi ou espátula, ou ainda suabe umedecido com água estéril. Em objetos que possam ser cortados, utiliza-se tesoura, e quando o fluído estiver em partes do corpo humano, utilizam-se pinças para sua retirada.

II- No caso do sangue líquido coletado, recomenda-se que este seja preservado com anticoagulantes. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que algumas das substâncias empregadas podem afetar a Reação em Cadeia da Polimerase, que é uma etapa primordial em se tratando de análise de DNA. O EDTA pode ser usado, desde que em concentrações indicadas para este fim.

III- No caso das amostras serem compostas de tecidos (osso, pele, sangue, unhas, etc), órgãos, pelos com bulbo capilar (raiz), estes devem ser documentados pela descrição ou fotografia. O material de coleta deve ser estéril e cada item deve ser acondicionado separadamente, selado e identificado.

IV- Para amostras de saliva, urina e outros fluidos corporais líquidos, estes devem ser envasados em recipientes neutros e estéreis. Deve-se manter este material acondicionado a frio ou a quente e na presença de luz.

V- Caso se trate de manchas de fluidos corporais (sangue, sêmen, saliva, etc), faze-se a documentação e em seguida coleta-se parte do material biológico no qual este esteja aderido, ou quando se tratar de objetos maiores ou metálicos coleta-se com utensílios apropriados, acondicionando as amostras em recipientes neutros e estéreis, tendo o cuidado de evitar contaminações.

Relacione as colunas e marque alternativa CORRETA.


I. RNAm

II. RNAt

III. RNAr


1. Cada um corresponde a uma sequência de bases do RNA mensageiro.

2. É formado a partir de regiões específicas de alguns cromossomos, chamadas regiões organizadoras de nucléolo.

3. É um único filamento de RNA, que se forma tendo um filamento de DNA como molde e é complementar a ele.

4. Também pode ser chamado RNA de transferência ou RNA solúvel.

Questão Anulada
Durante a realização de um teste para amplificar uma determinada amostra de DNA, você precisaria preparar uma solução tampão de 2,5% a partir de uma outra de 15%. Quanto de solvente você precisaria adicionar a um determinado volume, para obter a solução de 2,5%?
Sabe-se que os métodos de análise volumétrica são essenciais para preparar de maneira correta as soluções adequadas para cada análise que se deseja. Diante disso, você se depara com um preparo de soluções, no qual, precisaria fazer uma solução de KCl com volume de 5ml na concentração de 0,5M, porém você só possui uma solução de KCl que traz no rótulo as seguintes informações: 500g, massa molecular: 74,55 g/mol e volume de 4L. Sabendo disso, qual o volume da solução inicial necessário para preparar a solução de KCl à 0,5M?
A extração ocorre pela permanência, durante certo tempo, do material vegetal em água fervente, num recipiente tapado. Essa extração é aplicável a partes vegetais moles, as quais devem ser contundidas, cortadas ou pulverizadas, a fim de que possam ser mais facilmente penetradas e extraídas pela água. Esta afirmação refere-se à: