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O trabalho de Stokoe (1960) deu início a vários estudos da Língua de Sinais. Pesquisas foram realizadas em diversos países, a fim de demonstrar o status linguístico das línguas de sinais, desmistificando concepções inadequadas.
Analise o trecho de uma das concepções que foi apresentada por Karnopp (1994) e Quadros (1997):
“(...) Fazendo- se um exame dos dicionários das línguas de sinais de alguns países, comprova-se que nem todas as pessoas surdas fazem referência a um determinado referente usando o mesmo sinal. Woodward compara 872 sinais da língua de sinais americana e francesa e conclui que, embora estas duas línguas sejam relacionadas historicamente, apenas 26,5% dos sinais são idênticos.”
Sobre o status linguístico das línguas de sinais, assinale a opção que indica um mito.
Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.
Jeferson professor do ensino médio com deficiência auditiva sinalizante, não consegue encontrar em sua cidade, uma instituição que ofereça cursos específicos para formação especializada em ensino bilíngue.
Assinale a opção que apresenta um dos objetivos do desenvolvimento do programas integrados de ensino e pesquisa.
O currículo de Língua Brasileira de Sinais apresenta proposições que têm como objetivo o desenvolvimento da linguagem a partir da aquisição da Libras e para isso foi estruturado em quatro eixos.
Um desses eixos inclui os objetivos que trabalham a contação de histórias e o desenvolvimento de narrativas e de habilidades pragmáticas específicas para uma língua visoespacial, promovendo uma interação com diferentes interlocutores.
Assinale a opção que indica um desses eixos.
Analise a definição de um dos eixos que estrutura as fases de organização do currículo de Língua Portuguesa para surdos.
“O principal compromisso é organizar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação ao uso dos textos escritos e à organização social da Língua Portuguesa, assim como a relação entre as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa) e os impactos de utilização na comunidade surda.”
Assinale a opção que apresente o eixo descrito acima.