Filtrar


Questões por página:
Mais conhecido como “poetinha”, foi um escritor, cantor e compositor insuperável na cultura brasileira. Com um olhar atento ao mundo ao redor, os seus versos abordavam temáticas políticas e sociais, mas também falavam de emoções e relacionamentos. Um verdadeiro apaixonado, o poeta se casou 9 vezes e escreveu inúmeros sonetos de amor que continuam arrebatando os corações de leitores de todas as idades, como exemplo o “Soneto de Fidelidade”.
O escritor que o texto faz referência é:
mostrar texto associado
O poema “Na hora do lobo”, de Bráulio Tavares, apresenta uma construção lírica que:
Visualizar Questão Comentada
O poema é de Arnaldo Antunes.

Q2.png (209×533)

ANTUNES, Arnaldo. Agora aqui ninguém precisa de si. São Paulo: Companhia das Letras,2015. p.89.

Avalie as afirmativas referentes ao poema de Antunes.

I. O sujeito poético estabelece uma espécie de conversa com o leitor, ensinando-o a responder a uma pergunta cotidiana.
II. O sujeito poético usa um toque de humor e ironia para criticar os discursos vazios da atualidade.
III. De forma mecânica e repetitiva, assim como uma máquina, o diálogo exemplifica a superficialidade das conexões humanas, que é repleta de discursos prontos, desinteressados e vazios.

Está correto o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
O vasto número de obras literárias brasileiras fez com que estudiosos selecionassem as características mais marcantes de uma geração para serem admiradas, estudadas e classificadas, então, em escolas e gêneros literários. As obras “A escrava Isaura”, “Memória de um sargento de milícias” e “O Guarani” pertencem a qual período literário? Assinale a alternativa correta:
O livro “A Moreninha” marcou o início de uma das escolas literárias mais importantes no Brasil, o Romantismo. Publicado em 1844, o livro conta a história de Augusto e Carolina (a moreninha) e sobre uma aposta que Augusto e seu amigo Filipe fizeram ao passar o feriado com outros dois amigos. A obra possui linguagem simples e a história é repleta de idealizações, o que a fez se tornar a maior referência ao Romantismo não só na época, mas até os dias atuais. Sobre a obra “A moreninha”, é possível afirmar que seu autor é: