Questões de Concurso
Filtrar
550 Questões de concurso encontradas
Página 19 de 110
Questões por página:
Sobre a presença da dança na Educação, de acordo com Isabel Marques, em suas obras “Ensino de dança hoje: textos e contextos” e “Dançando na escola”, analise as sentenças a seguir:
I- As discussões contemporâneas em torno do corpo, como objeto de estudo, obrigam-nos a repensar conceitos de dança e de educação praticamente inquestionáveis na época de Laban.
II- Marques formula a proposta de uma articulação múltipla entre o contexto vivido, percebido e imaginado pelos alunos e os subtextos, textos e contextos da própria dança.
III- A escola deve seguir os parâmetros para sistematização e apropriação crítica e consciente e dos conteúdos específicos da dança, pois a escola não tem o papel de ‘soltar’ ou de reproduzir, nem de instrumentalizar e de construir conhecimento em/por meio da dança com seus alunos, e sim de preparar os corpos para a sua vida cotidiana de forma harmoniosa.
Está(ão) CORRETO(S):
Sobre os elementos e recursos das linguagens artísticas, analise o enunciado a seguir:
Como elemento visual, a linha apresenta comprimento, largura, cor e textura. Em relação à forma, pode ser ________ ou ________. As linhas retas se apresentam em três movimentos essenciais: horizontal, vertical e diagonal.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto.
Leia o enunciado a seguir, observando as lacunas existentes:
No ____________________, os espectadores passam a ser espect-atores, pois, em vez de afastados da cena e alienados na identificação catártica acrítica, são convidados a participar debatendo e apresentando suas saídas para as situações-limite encenadas.
Este é um método teatral em que a construção do drama é realizada por pessoas que sofrem opressões, conceitualmente consideradas entraves para a realização de desejos e para a experiência de uma vida livre, democrática, humana. O drama é real e estético, teatral e cotidiano, com características próprias que visam facilitar o diálogo com a plateia.
O termo que preenche CORRETAMENTE a lacuna é:
Rosa Iavelberg afirma que “aprender a arte envolve a ação em distintos eixos de aprendizagem: fazer, apreciar e refletir sobre a produção social e histórica da arte, contextualizando os objetos artísticos e seus conteúdos.”
Analise as sentenças a seguir, de acordo com o papel do professor apontado por Rosa Iavelberg em seu livro “Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores”.
I- O papel do professor é importante para que os alunos aprendam a fazer arte e a gostar dela ao longo da vida, mesmo que tal gosto por aprender não nasça da qualidade da mediação que os professores realizam entre os aprendizes e a arte.
II- É necessário que o professor seja um “estudante" fascinado por arte, pois só assim terá entusiasmo para ensinar e transmitir aos seus alunos a vontade de aprender. Nesse sentido, um professor mobilizado para a aprendizagem contínua, em sua vida pessoal e profissional, saberá ensinar essa postura a seus estudantes.
III- Um professor que entra em sintonia com as formas de vinculação de cada estudante, como saber estar mais apto a instigar o aluno a atribuir significado à arte, resolver problemas no fazer artístico e propor questões com suas poéticas pessoais, desenvolvendo critérios de gosto e valor em relação às suas atividades artísticas – e de seus pares – e aos objetos de arte.
Está(ão) CORRETO(S):