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Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://www.andreparente.net/entremargens/51z1rjo4mv8eqkwaqto2pmyxs8cetz
Leia a descrição da videoinstalação Entre Margens (2004), de André Parente:
A videoinstalação é composta por duas imagens projetadas, uma em frente à outra: uma retrata um rio, a outra, uma paisagem. No vídeo que mostra o rio, o observador pode perceber a passagem do tempo por meio de mudanças de velocidade da filmagem do rio, sobreposições, edições e saltos temporais introduzidos pelo cineasta. O vídeo que mostra a paisagem permanece imutável, sendo apresentado como se fosse uma fotografia. Em determinado momento, um movimento de câmera de uma das telas faz com que as duas imagens coincidam, formando uma panorâmica infinita da paisagem. Um elemento novo aparece – um jovem que surge de lugar nenhum e corre. A imagem oposta inicia seu movimento circular em direção ao lado esquerdo, e assim o que era terra vira rio. Durante o tempo da instalação, o som ambiente (as águas do rio) e a voz do narrador (com trechos de “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa) fortalecem a experiência poética.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/1234- andre-parente
Nesta instalação, utilizando tecnologia digital, o artista
O docente de artes apresenta a seus alunos imagens de pinturas faciais de três tribos distintas (Karajá, Yanomami e Kayapó) e solicita que os alunos observem o uso dos elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo”. Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://pib.socioambiental.org/
Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.

Está correto o que se afirma em:
A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.
Eu tenho a força que me leva a cantar/ O Maracatu/ Papa Jerimum/ Batendo o zambê na terra potiguar/ Ouça o som do meu tambor/ Energia que me dá/ Seja negro ou de outra cor/ Proteção de Orixá/ Viva ao rei, viva à rainha, viva à corte real/ Viva o baque primeiro da cidade Natal
Loa “Zambêracatu”. Composição: Oyá Iyalê. Nação Zambêracatu.
Em 2012 foi fundada a Nação Zambêracatu, a primeira nação de maracatu do Rio Grande do Norte, voltada a difundir as sonoridades, os instrumentos, os ritmos e as danças afro-brasileiras no estado. Desde então, o grupo, que tem referência musical no Maracatu de Baque Virado, vem se firmando e crescendo na cena cultural e social potiguar.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente o MaracatuNação, à exceção de uma. Assinale-a.