Questões de Concurso
Filtrar
486 Questões de concurso encontradas
Página 43 de 98
Questões por página:
Questões por página:
Leia atentamente o texto a seguir e responda a qual corrente metodológica o mesmo se refere:
“[...] nas escolas, a arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, e os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram) com um sentido de prática polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional. Esse quadro estende-se pelas décadas de 80 e 90 do século XX, de tal forma que muitas das escolas brasileiras de ensino médio apresentam práticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem em música, artes visuais/plásticas, dança, teatro; enfim, de conhecimento da arte propriamente dita” (PCNEN,2002, p.91-92).
“[...] nas escolas, a arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, e os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram) com um sentido de prática polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional. Esse quadro estende-se pelas décadas de 80 e 90 do século XX, de tal forma que muitas das escolas brasileiras de ensino médio apresentam práticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem em música, artes visuais/plásticas, dança, teatro; enfim, de conhecimento da arte propriamente dita” (PCNEN,2002, p.91-92).
Leia o trecho a seguir, sobre Pedagogia Crítica – uma das iniciativas desenvolvidas no ensino da arte –, preencha as lacunas e marque a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de palavras:
“Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura – consideradas _________________– e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________” (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica).
“Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura – consideradas _________________– e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________” (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica).
Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:
mostrar texto associado
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.