Filtrar


Questões por página:
Nos colégios jesuíticos europeus, a educação estava voltada para os nobres e burgueses abonados, deixando de lado a educação popular. No Brasil, fundaram “escolas de ler e escrever” e de doutrina em vários locais. As crianças eram atraídas principalmente pelos métodos que os jesuítas utilizavam, e que faziam do conhecimento um atrativo, caracterizado
Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue o item subsequente.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.

A respeito da influência africana na música brasileira, julgue o próximo item.


A característica rítmica e tímbrica da música africana é a que mais se difundiu no Brasil. Jongo, maracatu, capoeira, samba de aboio, carimbó, entre outras, são manifestações que permanecem vivas. No entanto, além da polirritmia, foram herdadas a melodização poética e as harmonias vocais trazidas pelos iorubás. Uma das formas mais características do canto africano é o canto responsorial, alternando coro e solista.

Julgue o item que segue no que se refere à música, à cultura popular e às manifestações da cultura na música.


MC é o cantor de rap que invariavelmente improvisa, criando letras e rimas espontaneamente em suas apresentações.

Julgue o item que segue no que se refere à música, à cultura popular e às manifestações da cultura na música.
O choro é um “jeito de tocar” que abrange diversos ritmos. Samba, baião, frevo, maxixe, valsa e polca estão presentes no repertório do choro.