Questões de Concurso
Filtrar
482 Questões de concurso encontradas
Página 84 de 97
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Artística
A respeito dos conceitos mobilizados na prática do teatro, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Ação interior é a vida interna de uma personagem, que contém ideias e sentimentos fisicalizados em seu comportamento e ações.
( ) Blablação é um exercício que permite ao ator desfocar de detalhes textuais e se concentrar na expressividade da voz e da ação.
( ) Ponto de concentração é o local nos bastidores do palco em que os atores se preparam quando estão na iminência de entrar em cena.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
( ) Ação interior é a vida interna de uma personagem, que contém ideias e sentimentos fisicalizados em seu comportamento e ações.
( ) Blablação é um exercício que permite ao ator desfocar de detalhes textuais e se concentrar na expressividade da voz e da ação.
( ) Ponto de concentração é o local nos bastidores do palco em que os atores se preparam quando estão na iminência de entrar em cena.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
Disciplina:
Educação Artística
Para Viola Spolin, a prática do teatro exige um ambiente que favoreça a espontaneidade, pois é através dela, como forma de liberdade, que os atores podem romper com velhos quadros de referência e se abrir para a expressão criativa.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma prática que, segundo a autora, favorece a espontaneidade.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma prática que, segundo a autora, favorece a espontaneidade.
Disciplina:
Educação Artística

Extraído de KELLOGG, Rhoda. Analisis de la Expresión Plastica del Preescolar. Madri: Editorial Cincel,1979.
As crianças costumam produzir em suas primeiras práticas gráficas essa espécie de rabiscos ou garatujas. Com relação às garatujas, analise as afirmativas a seguir.
I. São formas de pesquisa e experimentação gestual ainda sem valor simbólico, mas com intrínseco prazer estético. II. Devem ser logo abandonadas para que a educação artística possar iniciar do zero com as práticas figurativas. III. É preciso acolhê-las no ensino, pois são características de um momento determinado do desenvolvimento infantil.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Educação Artística
Na obra a seguir, René Magritte utilizou um recurso metalinguístico para desnaturalizar um lugar-comum a respeito do fazer artístico.
René Magritte. A traição das imagens,1928-29.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente a função atribuída às artes visuais contestada por Magritte nessa obra.
Disciplina:
Educação Artística
Segundo Mirian Celeste Martins et al. (2010), a avaliação como processo busca favorecer o aluno a progressivamente se apropriar dos elementos de uma linguagem artística e desenvolver uma forma pessoal de expressão. Para esta avaliação, o portfólio é um dos recursos de que um professor de artes pode lançar mão.
Assinale a afirmativa que identifica a característica do portfólio adequada à “avaliação como processo” descrita acima.
Assinale a afirmativa que identifica a característica do portfólio adequada à “avaliação como processo” descrita acima.