Filtrar


Questões por página:
Rita Bredariolli (In: Barbosa e Cunha,2010) aponta que “a ‘leitura’, aliada à contextualização daquilo que é ‘lido’, deve ser entendida como ‘questionamento, busca, descoberta’, e não como preleção discursiva, um equívoco interpretativo (…)”. Para a autora, essa abordagem guarda a ideia de pedagogia problematizadora de
Desde 1948, havia um movimento no Brasil bastante ativo que tentava desenvolver a autoexpressão da criança e do adolescente por meio do ensino das artes. (Barbosa, 2012). Esse movimento era denominado

Segundo Barbosa (2012), em 1971 a Lei Federal n° 5.692, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “estabeleceu uma educação tecnologicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na sétima série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Esta foi uma maneira de proporcionar mão de obra barata para as companhias multinacionais que adquiriram grande poder econômico no país sob o regime da ditadura militar (1964 a 1983). No currículo estabelecido em 1971, as artes eram aparentemente a única matéria que poderia mostrar abertura em relação às humanidades e ao trabalho criativo, porque mesmo filosofia e história foram eliminadas do currículo”.


Para a autora, no que diz respeito à oferta de cursos de arte-educação, no mesmo período,

Dentre as interferências sociais e culturais que marcam o ensino e aprendizagem artísticos brasileiros podemos destacar: Assinale a alternativa CORRETA:

I. Os comprometimentos do ensino artístico (desenho) visando a uma preparação para o trabalho (operários), originado no século XIX durante o Brasil Imperial e presente no século XX.

II. Os princípios do liberalismo (ênfase na liberdade e aptidões individuais) e o positivismo (valorização do racionalismo e exatidão científica), por um lado, e da experimentação psicológica, por outro, influenciando na educação em arte, ao longo do século XX.

III. O caos, os conflitos, os tecnicismos e a dependência cultural delineados no ensino de arte após a implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras na década de 70 (Lei de Diretrizes e Bases 5692/71)

IV. A retomada de movimentos de organização de educadores (principalmente as associações de arte-educadores), desde o início dos anos 80.


Estão CORRETOS:
Dimensão é a porção de espaço ocupada por um elemento. Ainda sobre dimensão, é correto afirmar que, EXCETO: