Filtrar


Questões por página:
A arte contemporânea rompe com os modelos tradicionais da arte moderna e abandona classificações rígidas como pintura ou escultura. Voltada para questões do mundo real, ela mistura linguagens e incorpora tecnologia, política e subjetividade. Suas práticas desafiam os limites do que se entende por arte e questionam os sistemas que a validam.
Enciclopédia Itaú Cultural. Adaptação do verbete Arte Contemporânea. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/ termos/79940-arte-contemporanea>. Acesso em: 7 out.2025.
Assinale a alternativa correta sobre Arte Contemporânea.
Analise o texto abaixo:
“The artist is present” foi uma performance em que a artista permaneceu sentada em frente a uma mesa, encarando, em silêncio, visitantes que sentavam do outro lado da mesa. A comunicação entre artista e público se dava somente pelo olhar, e essa interação provocava reações diversas, como riso, choro e a impossibilidade de permanecer trocando olhares.
Assinale a alternativa que indica corretamente a artista que realizou essa performance.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) a respeito dos principais períodos e movimentos artísticos e seus respectivos representantes.
( ) O Expressionismo surgiu na Alemanha por volta de 1905, destacava sentimentos intensos, como dor e angústia. Utilizava cores fortes e figuras distorcidas, sendo influenciado por Van Gogh e Munch.
( ) O Cubismo apareceu na França em 1905, se caracterizava pelo uso de cores puras aplicadas diretamente, sem compromisso com a realidade. Henri Matisse foi um importante representante.
( ) O Fauvismo surgiu em 1909 com um manifesto de Marinetti, exaltando velocidade, tecnologia e movimento. Teve forte ligação com o fascismo e influenciou diversos artistas italianos.
( ) O Abstracionismo rompeu com a representação de figuras reconhecíveis, explorando formas, cores e linhas de maneira livre. Kandinsky é considerado o pioneiro do movimento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Visualizar Questão Comentada
Analise o texto abaixo:
(…) Altares cheios de velas. Cavalhadas. Luminárias. Sinos, procissões, promessas. Anjos e santos nascendo em mãos de gangrena e lepra. (…)
MEIRELES, Cecília. O romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Global Editora,2015.
O trecho faz referência a qual movimento artístico e seu maior representante?
Visualizar Questão Comentada
Analise as afirmativas abaixo sobre os “Parangolés”, criados por Hélio Oiticica entre 1964 e 1979.
1. Os Parangolés são objetos visuais compostos por tecidos e frases poéticas que mantêm a relação tradicional entre artista e público, valorizando a contemplação da obra.
2. Inspirado pela vivência na Mangueira, Oiticica incorporou elementos do samba, da dança e da cultura popular na criação dos Parangolés, rompendo com os limites tradicionais da arte.
3. Os Parangolés são obras-ação que transformam o espectador em participante ativo, por meio do movimento e da experiência sensorial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Visualizar Questão Comentada