Filtrar


Questões por página:

Observe a tabela a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

As letras A, B, C e D correspondem correta e sequencialmente a:

O duodeno é a primeira porção do intestino delgado, que descreve uma trajetória em forma de “C”, contendo, aproximadamente, entre 15 e 20 cm de comprimento. Assim como ocorre no esôfago e no estômago, nele acontece também o peristaltismo e há a quilificação, que consiste em um fenômeno químico da digestão na qual ocorre a mistura do:

A energia cinética é a energia devida ao movimento. Tudo que se move tem energia cinética. Logo, os corpos em movimento possuem energia e, portanto, podem causar deformações. A energia cinética de um corpo depende da sua massa e da sua velocidade. Portanto, podemos afirmar que a energia cinética constitui uma função da massa e da velocidade de um corpo, em que energia cinética é igual à metade da massa vezes sua velocidade ao quadrado. Se fizermos alguns cálculos, verificaremos que a velocidade determina um aumento muito maior da energia cinética do que a massa, assim podemos concluir que haverá lesões muito maiores nos ocupantes de um veículo envolvido em um acidente de alta velocidade do que naqueles em um acidente de baixa velocidade.


Sabe-se que dois automóveis, ambos com 1500kg, colidem numa mesma barreira. O automóvel A possui uma velocidade de 20 m/s e o veículo B uma velocidade de 35 m/s. Qual veículo estará mais suscetível a sofrer uma colisão mais violenta e por quê?

O movimento de ____________ da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido ____________ e tem duração de aproximadamente 24 horas. Graças a esse movimento, a luz ilumina diferentes áreas do planeta. Já o movimento de ____________ é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol em uma órbita elíptica. Esse movimento é responsável pela existência das ___________.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Atualmente, a explicação mais aceita para a origem do Universo é a teoria do Big Bang (Grande Explosão), onde ocorre a explosão de toda a matéria que estava concentrada em um único ponto com altíssima densidade. A partir deste momento, o Universo tende a se expandir, formando as galáxias e estrelas. O sistema onde encontra-se a Terra é chamado de Sistema Solar. Sobre o Sistema Solar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. São quatro os planetas terrestres (sólidos), Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e possuem este nome pois todos os compostos voláteis existentes em suas estruturas foram perdidos.

II. Os planetas terrestres são assim chamados pois são formados pelos materiais menos voláteis, como silicatos e metais.

III. Os planetas mais afastados do Sistema Solar são compostos basicamente de gases, que conseguiram se manter devido a baixa temperatura nestas regiões mais afastadas.

IV. Os planetas mais afastados (exteriores) são os maiores, são eles, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

V. A gravidade nos planetas gigantes é baixa, por isso mantém somente os gases em sua composição.

Estão corretas as afirmativas: