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Em uma disciplina eletiva, os alunos exploraram a genealogia de diferentes famílias na região de Buriti dos Lopes-PI, relacionando características fenotípicas e possíveis padrões de herança genética. O professor sugeriu que se cruzassem dados de hábitos de vida, registros de saúde e árvore genealógica. Qual encaminhamento poderia elevar a complexidade das discussões sobre hereditariedade e ambiente?
Um professor de Ciências decidiu aprofundar o conceito de resistência elétrica e potência num contexto de vida real, ao instalar um sistema de iluminação mais eficiente na escola. Ele convidou os alunos a dimensionar o tipo de lâmpada, fiação e dispositivos de segurança. Para reforçar a aplicação prática, o que seria coerente nesse estudo?
Durante um debate sobre ecologia microbiana, os estudantes se surpreenderam com a relevância de bactérias e fungos na ciclagem de nutrientes. Além disso, notaram a influência desses microrganismos em processos como fermentação e decomposição. Qual prática de investigação poderia elevar a complexidade do assunto e integrar aspectos teóricos e experimentais?
Em uma aula sobre interações ecológicas em ecossistemas brasileiros, o professor propôs que os alunos realizassem um levantamento sobre espécies endêmicas e suas relações tróficas. Foi identificado um caso de desequilíbrio local em função da introdução de espécies exóticas que competem por alimento. Para enriquecer o aprendizado, o professor objetiva relacionar essa situação a conceitos de sucessão ecológica e adaptação. De que forma esse conteúdo poderia ser desenvolvido de modo mais desafiador?
No desenvolvimento dos insetos, existe o desenvolvimento de certas espécies que ocorrem por meio do ovo emergindo de um indivíduo muito semelhante ao adulto, chamado de desenvolvimento direto, já no caso dos indivíduos que emergem do ovo e se diferem significativamente do adulto, fala-se em desenvolvimento indireto. Sobre essas transformações que ocorrem nos seres vivos, julgue os itens a seguir e marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Nos hemimetábolos, o indivíduo que eclode do ovo chamado de larva passa por um certo número de mudas até chegar a pupa, sendo que esta passa por profundas mudanças em que os tecidos larvais são destruídos, havendo a formação de novos tecidos, característicos do adulto. A fase de pupa representa uma transformação da larva em adulto, também chamado de imago numa metamorfose completa.

(__)Os insetos com desenvolvimento direto são denominados ametábolos, eles não apresentam grandes transformações durante o desenvolvimento, uma vez que a forma jovem já se assemelha ao adulto, sendo apenas menor.

(__)Nos insetos holometábolos, as formas jovens possuem alguma semelhança com os adultos, sendo os estágios de desenvolvimento denominados de ninfas que ocorrem em mudanças graduais numa metamorfose incompleta.


Assinale a alternativa com a sequência correta: