Filtrar


Questões por página:
Em relação à língua, linguagem, leia as alternativas, coloque (V) verdadeira ou (F) falsa e assinale a alternativa devida.

( ) Na origem de toda a atividade comunicativa do ser humano está a linguagem, que é a capacidade de se comunicar por meio de uma língua.
( ) Língua é um sistema de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade.
( ) Um grupo social convenciona e utiliza um conjunto organizado de elementos representativos.
( ) Um signo linguístico é um elemento representativo que apresenta dois aspectos: um significante e um significado, unidos num todo indissolúvel.
Em relação à língua, linguagem, variações linguísticas, leia as alternativas, coloque (V) verdadeira ou (F) falsa e evidencie a alternativa devida.

( ) Ao ouvir a palavra “árvore”, você reconhece os sons que a formam. Esses sons se identificam com a lembrança deles que está presente em sua memória. Essa lembrança constitui uma verdadeira imagem sonora, armazenada em seu cérebro – é o significante do signo “árvore”.
( ) Ao ouvir a palavra “árvore”, você logo pensa num “vegetal lenhoso cujo caule, chamado tronco, só se ramifica bem acima do nível do solo, ao contrário do arbusto, que exibe ramos desde junto ao solo”. Esse conceito, que não se refere a um vegetal particular, mas engloba uma ampla gama de vegetais, é o significado do signo “árvore”, também se encontra armazenado em sua memória.
( ) Diversos fatores podem originar variações linguísticas: geográficos, sociais, profissionais, situacionais.
( ) Quando o uso da língua abandona as necessidades práticas do cotidiano e passa a incorporar preocupações estéticas, surge a língua literária.

Podemos classificar os fonemas consonantais de acordo com o papel desempenhado pelas pregas vocais no momento em que são produzidos. Neste caso, os fonemas podem ser classificados em surdos ou sonoros.


Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de fonemas surdos.

Visualizar Questão Comentada
A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra.
Ana Maria Ferreira Barcelos (2006) reflete sobre as transformações nas crenças de professores e estudantes acerca do ensino e da aprendizagem de línguas, com base em investigações recentes da Linguística Aplicada. Considerando o conceito de crenças nesse contexto, sobre as tendências atuais da área, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) As crenças têm uma natureza multifacetada. Elas são simultaneamente sociais e individuais, ou seja, refletem tanto as influências do ambiente coletivo quanto as experiências pessoais.
(__) As crenças combinam características emocionais e racionais, sendo diversas e únicas, mas ao mesmo tempo compartilhadas e uniformes, evidenciando sua complexidade intrínseca.
(__) Apesar de as crenças influenciarem fortemente o comportamento e a tomada de decisões, essa relação nem sempre é direta. Isso significa que as pessoas nem sempre agem em conformidade com suas crenças, devido a fatores externos ou a contradições internas.
(__) Dentro de uma perspectiva sociocultural, as crenças ajudam a regular processos de aprendizagem e a solução de problemas.

A sequência está correta em: