Filtrar


Questões por página:
Analise o fragmento a seguir, dito por uma professora a um aluno indisciplinado em sala de aula.
“— Senhor Bernardo, queira, por favor, ir para a sala da coordenação e explicar lá o porquê de o senhor ter sido retirado de sala.”
Assinale a opção que indica a pergunta, referente a esse fragmento, que se relaciona aos conhecimentos pragmáticos.
Questão Anulada
O efeito humorístico do diálogo a seguir fundamenta-se em uma infração das máximas comunicativas pragmáticas.
— Observamos ontem um forte tremor na Antártida. — O que é? — É o continente no qual se encontra o Polo Sul.
Assinale a opção que a indica.

Gile (1999), na busca por compreender e explicar a ocorrência de erros e omissões durante a atuação dos intérpretes, imprime a ideia de que na interpretação simultânea há uma variedade de "operações competitivas", nomeadas pelo pesquisador como modelo ___________. Estes, englobando componentes conscientes, deliberados e exaustivos, resultando em operações não-automáticas, o que quer dizer que impõem ao intérprete uma capacidade de processamento.


Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

mostrar texto associado
A pergunta que dá título ao texto “Por que no Brasil dizemos ‘achados e perdidos’, e não ‘perdidos e achados’, como em Portugal?” relaciona-se a um fenômeno próprio das línguas naturais denominado
Em se tratando da Língua e suas modalidades, analise os itens e assinale a alternativa correta.

I- Que a linguagem escrita e a linguagem oral não constituem modalidades estanques, apesar de apresentarem diferenças devido à condição de produção, é um fato incontestável. Contudo, há particularidades de outras ordens que as tornam modalidades específicas da língua.
II- As pessoas não escrevem exatamente do mesmo modo que falam, uma vez que se tratam de processos diferentes. Essas diferentes condições de produção para usos de diferentes intenções propiciam a criação de diferentes tipos de linguagem, que se agrupam nas duas modalidades da língua.
III- Fatores como o contexto, a intenção do usuário e a temática, são responsáveis pelas diferenças entre a linguagem oral e a linguagem escrita.
IV- Focalizando o modo de os falantes e escritores selecionarem as palavras, ou estruturas para expressarem suas ideias, a escolha dos falantes é rápida, enquanto a dos escritores é lenta, por terem mais tempo para reproduzi-la e revisá-la. Com isso, a linguagem escrita tende a ter um vocabulário mais variado e de conveniência do usuário.
(Fonte: http://www.filologia.org.br – adaptado).