Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A via de administração é determinada, primariamente, pelas propriedades do fármaco (p. ex., hidro ou lipossolubilidade, ionização) e pelos objetivos terapêuticos (p. ex., necessidade de um início rápido de ação, necessidade de tratamento por longo tempo ou restrição de acesso a um local específico). As vias principais de administração de fármacos incluem a enteral, a parenteral e a tópica, entre outras.

II. Prescrição, segundo a Política Nacional de Medicamentos, é o ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente sem a respectiva posologia.


Marque a alternativa CORRETA:

O medicamento genérico é um medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável. Acerca destes medicamentos, assinale a alternativa correta.
Os medicamentos sujeitos a controle especial são substâncias com ação no sistema nervoso central e capazes de causar dependência física ou psíquica, motivo pelo qual necessitam de um controle mais rígido do que as substâncias comuns. Assinale a alternativa que apresenta quais das seguintes substâncias necessita da notificação de receita (A) para sua prescrição.
Em situações de tratamento prolongado a receita de medicamentos antimicrobianos poderá ser utilizada para aquisições posteriores por ______ a partir de sua emissão. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Na farmacoterapia, o ideal é empregar fármacos que produzem seu efeito farmacológico e possuam pouco ou nenhum efeito adverso. Por exemplo, quando se empregam fármacos que atuam em sistemas enzimáticos exclusivos do patógeno ocorre pouco ou nenhum efeito colateral no paciente. Exemplo disso é o emprego de Anfotericina B, fármaco que age na biossíntese do ergosterol, e assim tem sua ação exclusiva contra fungos. Existe um grupo de medicamentos que requer cautela e atenção, pois podem apresentar um efeito colateral chamado otoxicidade. Caso não haja a suspensão do fármaco, pode haver a perda completa da audição.

Tal reação adversa é comum aos fármacos da classe