Filtrar


Questões por página:
A asma é a segunda doença respiratória mais prevalente no ranking de doenças respiratórias crônicas. Estima-se que, em 2017,43 milhões de novos casos da doença foram identificados no mundo. A doença ocupa também o segundo lugar entre as causas de morte entre as doenças respiratórias crônicas. Em 2017, foram 500 mil mortes no mundo, estimando-se que 7% ou 35.000 casos tenham sido relacionados ao trabalho.
Com relação à asma relacionada ao trabalho, é CORRETO afirmar que
No mundo contemporâneo estima-se que um terço das profissões tem a voz como ferramenta básica de trabalho. Assim, grande parte da força de trabalho é composta por trabalhadores que utilizam a comunicação no seu processo de trabalho. Como consequência do crescimento do número de trabalhadores e trabalhadoras que utiliza a voz, pode ser esperada maior ocorrência de agravos relacionados à voz. A ocorrência desses agravos é particularmente importante para instituições de ensino.
Com relação aos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT), é CORRETO afirmar que
O Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado em junho de 2022, apontou a piora dos transtornos mentais em todo o mundo, com aumento superior a 25% dos novos casos de depressão e ansiedade. Apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19,53 milhões de pessoas desenvolveram depressão; outros 76 milhões tiveram ansiedade — totalizando 129 milhões e altas de 28% e 26% da incidência, respectivamente. Atualmente, existem evidências de relação entre fatores de risco ocupacional e doenças psiquiátricas.
Com relação à depressão em meio ocupacional, é CORRETO afirmar que
A Portaria Nº 2.728 de 11/11/2009 dispões sobre Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). Nos termos dessa Portaria, a RENAST integra a rede de serviços do SUS voltados para o desenvolvimento da saúde dos trabalhadores.
Com relação as ações de implementação da RENAST, assinale a alternativa CORRETA.
Considerando as prescrições da legislação trabalhista no que tange à imunização de trabalhadores da saúde, é CORRETO afirmar que