Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional de Saúde Mental no Brasil teve avanços significativos, especialmente a partir da promulgação da Lei Federal nº 10.216, de 06 de abril de 2001, que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental”. Considerando a legislação vigente, responda:

I. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica: internação voluntária, internação involuntária e internação compulsória.

II. A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo psiquiatra competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

III. São direitos da pessoa portadora de transtornos mentais ser tratada com humanidade e respeito, visando exclusivamente à recuperação de sua saúde e sua inserção na família, no trabalho e na comunidade.

IV. A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.


Estão CORRETAS:
O alcoolismo, compreendido cientificamente como Síndrome de Dependência do Álcool (SDA), é um grave problema de saúde pública, sendo um dos transtornos mentais mais prevalentes na sociedade. Sobre o cuidado de Enfermagem para pessoas com abstinência alcoólica (SAA), entende-se que:

I. O enfermeiro deve reconhecer os sinais e sintomas físicos e psíquicos da síndrome de abstinência alcoólica para o planejamento da assistência e prestação dos cuidados necessários.

II. As pessoas com síndrome de abstinência alcoólica (SAA) requerem cuidado específico e atenção integral, caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas em níveis leve, moderado, grave e gravíssimo.

III. O delirium tremens por abstinência alcoólica deve ser encarado como uma emergência, pois oferece risco ao paciente. Os principais sintomas são paranoia, desorientação, sinais vitais exacerbados, vômitos, tremores, delírios e alucinações visuais, táteis e de cunho persecutório. Pode ocorrer intensa agitação psicomotora, letargia, entre outros.

IV. Os cuidados de Enfermagem devem se restringir apenas às intervenções nas situações de crise, com a execução imediata das ações, podendo-se usar ainda de meios mais coercitivos.


Estão CORRETAS:
Uma Emergência Psiquiátrica (EP) é qualquer tipo de distúrbio do pensamento, sentimentos ou ações que envolva risco de morte ou risco social grave, necessitando de uma intervenção terapêutica rápida. Em relação à atuação do enfermeiro nas emergências psiquiátricas, analise as afirmações e atribua as alternativas com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O objetivo de um atendimento de emergência é a estabilização do quadro, evitar o risco de morte, reparar danos (se houver), aliviar o sofrimento, estabelecer uma hipótese diagnóstica, excluir causas orgânicas para a crise, prevenir a repetição do episódio e orientar a família e o indivíduo.

( ) No manejo de emergências psiquiátricas, os serviços de saúde mental adotam como prática o uso de contenção física de forma imediata para os casos de agitação psicomotora e agressividade.

( ) O cuidado de Enfermagem ao paciente com histórico de tentativa de suicídio requer avaliação rigorosa quanto às alterações psíquicas e ao risco de nova tentativa, redobrando os cuidados.

( ) Situações de emergência psiquiátrica requerem do enfermeiro tomada de decisão imediata, intervenções urgentes em curto espaço de tempo, conhecimento teórico e prático, para agilidade no manejo do paciente.

( ) No paciente em situação de crise, o enfermeiro deve identificar as manifestações de comportamento, o evento desencadeante, os sistemas de apoio e avaliar as condições físicas e mentais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Em relação à atuação do enfermeiro na gestão de unidades de saúde mental e/ou psiquiatria, marque a opção ERRADA:
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução COFEN nº 564/2017, Capítulo IV – Das Infrações e Penalidades. Leia as seguintes afirmativas:

I. As penalidades a serem impostas pelo Sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem – COREN’s, conforme o que determina o art.18 da Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes: advertência verbal; multa; suspensão do exercício profissional; e cassação do direito ao exercício profissional.

II. São consideradas infrações graves as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade, ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições, ou ainda que causem danos patrimoniais ou financeiros.

III. O(a) profissional de Enfermagem responde pela infração ética e/ou disciplinar que cometer ou contribuir para sua prática, e quando cometida por outrem, da qual obtiver benefício.

IV. Considera-se infração ética e disciplinar a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, bem como à inobservância das normas do Sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem.


Estão CORRETAS: