Questões de Concurso
Filtrar
12.828 Questões de concurso encontradas
Página 101 de 2.566
Questões por página:
Quando o grupo Hamas lançou a noticiada ofensiva contra Israel em 2023, surpreendendo não apenas Israel, mas também os países ocidentais hegemônicos, o conflito que se seguiu foi comparado com outro conflito entre árabes e israelenses, quando o elemento surpresa desmistificou a superioridade bélica israelense. O conflito comparado ao estopim da invasão atual ficou conhecido como:
Entre os trechos da obra “História Concisa do Brasil”, de Bóris Fausto (São Paulo: Edusp,2009), aquele que descreve o movimento apelidado de “Caras-pintadas” é:
A análise do trecho destacado, à luz das diferentes correntes historiográficas, leva a sua associação à determinada vertente, em acordo com a seguinte justificativa:
“Em um sentido estrito, os Humanistas são os letrados profissionais, geralmente provenientes da burguesia, eclesiásticos, professores universitários, médicos, funcionários, por vezes publicistas, a serviço de uma casa editora, que exprimem a tendência da sociedade e lhe fornecem suas ferramentas intelectuais.”
MOUSNIER, R. Os séculos XVI e XVII IN História Geral das Civilizações. São Paulo, Difusão Europeia da Livro,1970. p.24
Entre os elementos do movimento descrito, aquele que perdurou como referência do pensamento ocidental, desde sua gênese, é:
Observe e analise a charge a seguir, reconhecida como a primeira charge política publicada no Brasil. O autor, Manoel de Araújo, nasceu em 1806 na cidade de Rio Pardo/RS. Começa a estudar pintura e desenho aos 16 anos, adotando o sobrenome Porto-Alegre em referência ao estado em que nasceu. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1827, ingressando na Academia Imperial de Belas Artes, estudando com o francês JeanBaptiste Debret. Em 1831, viaja com Debret para a Europa, tendo lições com outros grandes mestres da França, da Itália, da Inglaterra e da Bélgica. Por lá conheceu as publicações humorísticas de caricaturas políticas que circulavam no continente. Ao regressar ao Brasil em 1837, publica no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, no dia 14 de dezembro, a charge intitulada “A Campainha e o Cujo”.

A legenda no rodapé da página representa um diálogo:

Disponível em: https://nanquim.com.br/1837-a-campainha-e-o-cujo-de-manoel-de-araujo-porto-alegre/ Acesso em 20 ago 2025.
A charge apresentada aponta para uma questão frequente ao longo de diferentes épocas e conjunturas da História, inclusive no Brasil regencial, pois se refere: