Filtrar


Questões por página:

Considere que uma LAN do Tribunal está conectada em uma topologia formada por um switch como dispositivo concentrador central, do qual partem diversos pontos como desktops, impressora e servidor de dados. Certo dia, o switch parou de funcionar e toda a rede foi paralisada. Um Técnico foi chamado para solucionar o problema. Ele propôs, então, o uso de outro tipo de topologia que possui mais de uma conexão ao mesmo ponto/dispositivo da rede, de forma que se um link entre dois pontos se tornar inoperante, haverá outro caminho que permitirá o tráfego de dados entre esses pontos. Isso manterá a funcionalidade da rede mesmo em caso de falhas no meio de transmissão. Além disso, com esta topologia será possível escolher caminhos alternativos para os dados caso haja congestionamento de tráfego, e até mesmo dividir a carga de transmissão dos dados entre dois ou mais caminhos distintos.


A topologia anterior da LAN e a nova topologia proposta pelo Técnico são, correta e respectivamente,

Um Técnico deve realizar, como parte da instalação física de uma rede de computadores do Tribunal, a crimpagem de cabos UTP CAT 5 para interligar computadores e Hubs/Switches. Para isso ele selecionou o material necessário, conforme ilustra a figura abaixo.

 

Ao abrir o cabo de rede, o Técnico notou que ele possui 4 pares de fios entrelaçados. Os dois fios de cada par, que estão entrelaçados, possuem diferentes cores. Antes de iniciar a crimpagem, o Técnico escolheu o padrão EIA/TIA 568B de sequência para as pontas. Desta forma, o primeiro par entrelaça as cores 1-branco e laranja e 2-laranja. Os pares seguintes são:

Após perceber um problema na rede, um Técnico precisa verificar informações básicas sobre todas as interfaces de rede ativas no sistema. Para isso, em linha de comando, no Linux e no Windows, respectivamente, poderá utilizar os comandos
As portas USB permitem a conexão de diversos tipos de dispositivos externos ao computador. Apesar da taxa de transferência obtida na prática ser menor, devido a perdas com envio de informações de controle e à codificação dos dados a serem transmitidos, portas USB 3.0 permitem uma taxa de transferência de dados teórica de até

Considere a imagem abaixo de uma solução de armazenamento, que contém o diagrama com componentes de um dispositivo NAS. Observe que as caixas numeradas I e II estão repetidas, pois se referem aos mesmos elementos respectivos.


As caixas I, II e III se referem, correta e respectivamente, a