Filtrar


Questões por página:

“(...) era ainda influenciada pela meta principal do governo, que era a abertura lenta e gradual a ser implementada. Com todos esses paradigmas apresentados, a velha divisão esquerda/direita, capitalismo/comunismo perdeu importância. Necessitando de capitais, o governo foi buscar novos mercados, entre eles o do bloco socialista, com o Brasil restabelecendo laços com a União Soviética e o Leste Europeu. Além do Leste Europeu, o Brasil buscava contato com a China Popular e Angola, naquele momento já sob o governo marxista do MPLA.


O Brasil ainda entraria em polêmica com os Estados Unidos acerca da questão dos Direitos Humanos. As mortes de Vladimir Herzog e Manuel Fiel Filho em flagrante tortura realizada em dependências do Exército fizeram a má fama do Brasil internacionalmente. O governo reagiu de modo rancoroso, distanciando-se discretamente do governo americano.”



Adaptado de www.infoescola.com/historia Acesso em 18 ago 2025.



O conjunto de medidas que pautaram a política externa brasileira no período retratado no excerto ficou conhecido como:

O trecho a seguir foi retirado de uma obra didática destinada a alunos do ensino fundamental:


“Após várias tentativas de acabar com a comunidade, em 1912, tropas estaduais foram enviadas para combate e mataram José Maria e alguns de seus seguidores. Tal fato alimentou ainda mais a fé dos caboclos que, ao reorganizarem a comunidade, acreditavam que José Maria voltaria a guerrear com eles, trazendo consigo um exército divino.”


FTD Sistema de Ensino: Ensino Fundamental: Anos Finais (9º ano). 2ª ed. São Paulo: FTD,2024. p.27.



O movimento que pode ser associado à mesma característica da revolta descrita e evidenciada no trecho é:

mostrar texto associado
Apesar da clara influência positivista na organização da República brasileira, a influência sociopolítica de alguns princípios era sentida já no final do período imperial, sendo possível encontrar alguns de seus princípios na conturbada política interna deste período. Um fato que consolida essa assertiva, considerandose o trecho, é:

“(...) esta se processa num sistema de relações tendentes a promover a acumulação primitiva de capitais na metrópole; ora, o tráfico negreiro, isto é, o abastecimento das colônias com escravos, abria um novo e importante setor do comércio colonial, enquanto o apresamento dos indígenas era um negócio interno da colônia. Assim, os ganhos comerciais resultantes da preação dos aborígines mantinham-se na colônia, com os colonos empenhados nesse ‘gênero de vida’; a acumulação gerada no comércio de africanos, entretanto, fluía para a metrópole.”


Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec,1979, p.105.



A tese defendida pelo autor no trecho e na obra destacados foi amplamente difundida e consagrada por combater uma visão historiográfica correntemente aceita até então, sendo ela:

mostrar texto associado
A afirmação de que Baquaqua foi enviado ilegalmente ao Brasil e a consequente percepção da inocuidade de legislação, de acordo com os dados da reportagem, justificam-se pela existência do seguinte instrumento legal brasileiro: