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Rosa, professora do primeiro ano do fundamental, realizou uma avaliação logo na segunda semana de aula. Questionada por um colega sobre essa conduta, ela respondeu que “Na minha perspectiva pedagógica, que é construtivista, é necessário avaliar logo no início do processo”. Assinale a alternativa que analisa corretamente a fala da professora de acordo com o que Weisz (1999) apresenta sobre avaliação.
Uma escola em Rio Claro decidiu propor um novo projeto político­pedagógico (PPP) ao avaliar que o documento anterior não mais refletia a concepção de educação e sua relação com a sociedade no entender da equipe escolar. Com base no que discute Veiga (2009) a respeito do PPP, assinale a alternativa correta sobre essa mudança.
A relação entre meios e fins em educação assume múltiplas formas e perspectivas. No contexto da gestão democrática, proposto por Paro (2001), é correto afirmar que
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Lucia, professora das séries iniciais do ensino fundamental, está, há três anos, em uma escola cuja gestão promove o trabalho docente cooperativo para o desenvolvimento do currículo, o que tem estimulado estudos, experiências e debates, propiciando a ela e aos demais muitos aprendizados em favor de uma aprendizagem significativa para seus alunos. Os textos de Berbel (2011) e de Lopes e Pontuschka (2009) auxiliaram o grupo na reconstrução crítica de situações de aprendizagem, articulando conteúdos factuais e conceituais de História e de Geografia com habilidades, atitudes e valores pertinentes, favorecendo aos alunos as “aprendizagens essenciais” (BNCC,2017) às quais eles têm direito. Nesses textos, os referidos autores explicitaram uma abordagem didático-metodológica que
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Em relação aos conteúdos de Matemática, Mabel Panizza (In: PANIZZA et al.) apresenta reflexões gerais sobre o ensino dessa disciplina, nas quais analisa como necessários ao professor, para esse ensino, os “saberes relativos ao edifício matemático”, os “saberes relativos à aprendizagem” e os “saberes didáticos”. Essa pesquisadora afirma que esses saberes oferecem recursos ao professor para que ele