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As relações entre a educação e a cidadania são centrais do campo pedagógico, em particular quando se tem em mente a escola pública. Nóvoa (2009) problematiza diversas tradições nesse entrecruzamento e afirma que “não podemos pregar cidadania, sem sermos cidadãos”. Assinale a alternativa que converge com o sentido dado pelo autor a essa afirmação e é coerente com a proposta crítica que apresenta.
Maria, professora do Ensino Fundamental, tem pensado na necessidade de trazer para seus alunos contextos de aprendizagem mais ricos, valorizando a pesquisa. Chegou ao método do Estudo do Meio e considerou uma excelente possibilidade. Assinale a alternativa que apresenta um objetivo geral do método, segundo expõem Lopes e Pontuschka (2009), que justifica a escolha de Maria.
Mantoan (2013), no debate acerca da inclusão escolar, argumenta a favor de uma pedagogia da diferença. Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que descreve uma prática que esteja alinhada a essa perspectiva.
O grêmio estudantil de uma escola se reuniu para propor um evento voltado às discussões de gênero e à sua relação com desafios como o fracasso do aluno e a violência escolar. Caio propôs uma ação voltada à pauta das masculinidades, o que gerou controvérsias no grupo. Qual fala seguinte expressa uma posição coerente com o que defende Carvalho (2003), tendo em vista uma educação para o respeito à diversidade e ao convívio com as diferenças?
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Jonas, professor de Matemática recém-chegado a uma escola municipal, afirmou ter preocupação com os altos índices de reprovação que sua disciplina apresentava na unidade de onde veio. Diante dessa inquietação, Márcia, professora experiente de seu novo grupo, indicou a ele a leitura de Alavarse (2009) pela problematização que o texto coloca acerca da organização do Ensino Fundamental em ciclos. Assinale a alternativa que apresenta o que defende o autor a respeito da ligação entre os ciclos e a repetência.