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Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Conforme Ilma Passos Alencastro Veiga (2009), o projeto-político-pedagógico da escola e a gestão democrática constituem postulados para a construção dos marcos da educação de qualidade. Para referenciar sua argumentação, a autora recorre às bases legais e conceituais que fundamentam o projeto-politico-pedagógico. Ela analisa que na LDB (Lei nº 9.394/96) o legislador fala em proposta pedagógica (arts.12 e 13), em plano de trabalho (art.13) e em projeto pedagógico (art.14). Considerando que isso poderá trazer confusões conceituais e até operacionais, a autora especifica que o plano de trabalho é o detalhamento da proposta ou projeto, competindo aos docentes, à equipe técnica e aos funcionários elaborar e cumprir o seu próprio plano de trabalho, o qual, no que se refere aos professores, é conhecido entre eles como plano de ensino. Por sua vez, o projeto político-pedagógico
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Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
O professor Mel Ainscow, uma reconhecida autoridade na promoção da inclusão e da equidade na educação, afirma (In: FAVERO; FERREIRA; IRELAND e BARREIROS, 2009) que o maior desafio do sistema escolar, em todo o mundo, é o da inclusão educacional. Segundo ele, diante dos desafios da atualidade, “há evidências de crescente interesse na ideia da inclusão educacional. No entanto, esta área permanece confusa quanto às ações que precisam ser realizadas para que a política e a prática avancem. Em alguns países, a educação inclusiva é vista como uma forma de servir crianças com deficiência no ambiente da educação geral”. Contudo, de acordo com ele, internacionalmente, a inclusão educacional é vista de forma cada vez mais ampla, ou seja, como
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Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
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Pedagogia
No livro “Racismo e anti-racismo na educação” (2001), Eliane Cavalleiro apresenta parte de seu trabalho em um artigo no qual foram destacados dados resultantes de pesquisas com professores negros e não negros, assim como alunos. Cavalleiro analisa que a criança negra, quando é constrangida, não chega a ser “acolhida” e exemplifica isso com o depoimento de uma menina de apenas seis anos que sofre em ambiente escolar com o racismo e, mesmo se queixando à professora, esta nada fez em relação aos fatos relatados. Cavalleiro aponta que essa “ausência de atitude por parte dos(as) professores(as) sinaliza à criança discriminada que ela não pode contar com a cooperação de seus(suas) educadores(as). Por outro lado, para a criança que discrimina, sinaliza que ela pode repetir a sua ação visto que nada é feito, seu comportamento nem sequer é criticado”. Assim, a pesquisadora conclui seu pensamento afirmando que, nesses casos, a conivência por parte dos profissionais da educação
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Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
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Pedagogia
Renan participou de uma oficina sobre “educação integral”. Nela, o responsável esclareceu que “educação integral” diz respeito ao desenvolvimento conjunto de várias dimensões de um indivíduo, diferenciando-a de “educação em tempo integral” que consiste em um período maior de atividades dentro da escola. Interessado pelo tema, Renan leu o texto de Cavaliere (2014), no qual a autora esclarece que “Dada a multiplicidade de significados atribuíveis à expressão educação integral, é necessário fixar alguns de seus elementos intrínsecos: ela trata o indivíduo como um ser complexo e indivisível; no âmbito escolar, se expressa por meio de um currículo, também integrado, e que não é dependente do tempo integral, embora possa se realizar melhor com ele; se empenha na formação integral do indivíduo em seus aspectos cognitivos, culturais, éticos, estéticos e políticos”. Cavaliere conclui dizendo que acrescentaria, ainda, que a “educação integral” somente é defensável, em uma versão escolarizada, se tiver como prática e horizonte
Disciplina:
Pedagogia
Nas escolas de Reggio Emilia, valoriza-se a oportunidade de as crianças serem “antropólogas naturais”, em que possam contribuir para um determinado projeto com seus próprios conhecimentos, sugerir questões e linhas de investigação a seguir, e assumir a liderança no planejamento e as responsabilidades por observações, por informações e pelos artefatos coletados (CAROLYN et al., 1999). Assinale a alternativa que apresenta e justifica um exemplo acertado dessa prática.