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Concurso:
Senado Federal
Disciplina:
Governança de TI
Durante a definição da fase de Melhoria Contínua do Serviço, foi solicitado ao time de Governança de TI da Brasil Eventos, que apresentasse ao conselho administrativo exemplos de interação entre esta e as demais fases do ciclo de vida de um serviço, segundo a ITIL®.
Os exemplos abaixo representam saídas das demais fases e ao mesmo tempo são entradas para a fase de Melhoria Contínua do Serviço.
Relacione os exemplos com suas respectivas fases:
( ) Relatório de erros conhecidos da central de serviços da Brasil Eventos.
( ) Plano estratégico e a visão e missão da Brasil Eventos.
( ) Catálogo de serviços de TI da Brasil Eventos para seus departamentos internos.
( ) Relatório de Mudanças emergências realizadas ao longo do ano corrente na Brasil Eventos para o departamento de Marketing.
1. Desenho do Serviço
2. Estratégia do Serviço
3. Transição do Serviço
4. Operação do Serviço
Analise a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Os exemplos abaixo representam saídas das demais fases e ao mesmo tempo são entradas para a fase de Melhoria Contínua do Serviço.
Relacione os exemplos com suas respectivas fases:
( ) Relatório de erros conhecidos da central de serviços da Brasil Eventos.
( ) Plano estratégico e a visão e missão da Brasil Eventos.
( ) Catálogo de serviços de TI da Brasil Eventos para seus departamentos internos.
( ) Relatório de Mudanças emergências realizadas ao longo do ano corrente na Brasil Eventos para o departamento de Marketing.
1. Desenho do Serviço
2. Estratégia do Serviço
3. Transição do Serviço
4. Operação do Serviço
Analise a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Concurso:
Senado Federal
Disciplina:
Governança de TI
Você foi convidado a auxiliar o time de Governança de TI que defenderá a adoção de boas práticas ITIL® dentro da Brasil Eventos.
Em meio aos debates, uma parte do conselho administrativo questiona a adoção dos processos de Transição do Serviço, argumentando que seus controles poderão atrasar as entregas e consequentemente os negócios da empresa.
Com base nestes questionamentos, o time de Governança de TI irá elaborar um relatório para a defesa das boas práticas e você ficou responsável por elencar os objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço segundo a ITIL®.
Com relação aos objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço que, segundo a ITIL®, deverão constar no relatório.
Avalie se são objetivos do relatório:
I. fazer com que os recursos planejados nas fases de Estratégia de Serviço e Desenho do Serviço sejam realizados na fase de Operação de Serviço.
II. contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de TI.
III. garantir que o acesso aos serviços de TI acordados seja fornecidos apenas aos autorizados a receber por estes serviços.
IV. coordenar as atividades de fornecedores, equipes de suporte através de projetos, sempre que necessário.
V. identificar e gerenciar riscos do serviço de TI.
Estão corretos, apenas
Em meio aos debates, uma parte do conselho administrativo questiona a adoção dos processos de Transição do Serviço, argumentando que seus controles poderão atrasar as entregas e consequentemente os negócios da empresa.
Com base nestes questionamentos, o time de Governança de TI irá elaborar um relatório para a defesa das boas práticas e você ficou responsável por elencar os objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço segundo a ITIL®.
Com relação aos objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço que, segundo a ITIL®, deverão constar no relatório.
Avalie se são objetivos do relatório:
I. fazer com que os recursos planejados nas fases de Estratégia de Serviço e Desenho do Serviço sejam realizados na fase de Operação de Serviço.
II. contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de TI.
III. garantir que o acesso aos serviços de TI acordados seja fornecidos apenas aos autorizados a receber por estes serviços.
IV. coordenar as atividades de fornecedores, equipes de suporte através de projetos, sempre que necessário.
V. identificar e gerenciar riscos do serviço de TI.
Estão corretos, apenas
Concurso:
Receita Federal
Disciplina:
Governança de TI
Suponha que um modelo de classificação binária foi treinado para distinguir e-mails de spam de e-mails legítimos. O modelo foi testado em um conjunto de dados de teste com 200 e-mails, sendo 100 e-mails de spam e 100 e-mails legítimos.
A matriz de confusão é dada por 80 verdadeiros positivos, 85 verdadeiros negativos,15 falsos positivos (erro tipo 1) e 20 falsos negativos (erro tipo 2).
Nessas condições, o F1-Score do modelo deve ser aproximadamente igual a
A matriz de confusão é dada por 80 verdadeiros positivos, 85 verdadeiros negativos,15 falsos positivos (erro tipo 1) e 20 falsos negativos (erro tipo 2).
Nessas condições, o F1-Score do modelo deve ser aproximadamente igual a
Concurso:
Prefeitura de Casca - RS
Disciplina:
Governança de TI
Na modelagem de processos de negócio, uma notação muito utilizada é a BPMN (Business Process Model and Notation). São elementos da notação BPMN e que estão disponíveis no software Bizagi Modeler, versão 3.1, em português, EXCETO:
Concurso:
MPE-PI
Disciplina:
Governança de TI
No que se refere a ECM (Enterprise Content Management) e a BPM (automação de processos de negócios), julgue o próximo item.
As ferramentas e técnicas de BPM se destinam a aperfeiçoar continuamente o desempenho de processos de negócios; contudo, são limitadas aos processos operacionais ou, em outras palavras, não visam alinhar os processos com as estratégias do negócio.