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Questões por página:

Considere as afirmativas sobre governança de TI, em organizações sem fins lucrativos.

I. Investimentos em infraestrutura de TI podem ser justificados sob mandatos (em que não é necessário justificar custos), por meio de avaliações que mostrem que os investimentos contribuirão para a redução de despesas e/ou buscando mostrar que os investimentos podem habilitar novas capacidades.

II. Frameworks estratégicos, bem aceitos como o Modelo de 5 Forças de Michael Porter, ajustam-se muito bem às organizações sem fins lucrativos, mesmo que haja pouca concorrência e não exista mercado com múltiplos compradores e vendedores (como acontece com os serviços governamentais).

III. Nestas organizações, especialmente nas do governo, as decisões sobre infraestrutura de TI são estratégicas e deveriam ser tomadas com forte participação da área de negócios, combinando a contribuição estratégica da alta administração com o conhecimento técnico da equipe de TI. Juntos, eles podem promover o equilíbrio entre o alinhamento da TI e as necessidades do negócio.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Organizações de sucesso, líderes de mercado, costumam ter excelência em, pelo menos, uma das disciplinas de valor, atingindo um patamar mínimo de competência nas outras duas, provendo um tipo de valor de negócios na entrega a seus clientes. As três disciplinas de valor associadas à governança de TI para diferentes estratégias são:

I. Enfatizam a eficiência e a confiabilidade, lideram a indústria em termos de preço e conveniência, minimizam os custos de overhead e alinham a cadeia de suprimentos.

II. Focam o cultivo de relacionamentos, o valor do tempo de vida para a empresa, atendimento ao cliente e customização com base no conhecimento profundo do cliente.

III. Mantêm inovação constante de produtos, adoção de novas ideias, novas soluções para problemas e rápida comercialização.

A associação correta das disciplinas de valor com as descrições I, II e III está expressa em:

Considere a definição:

Processo responsável por garantir que a capacidade de um serviço de TI e da infraestrutura de TI são capazes de entregar as Metas de Nível de Serviço acordadas a um custo efetivo em prazos adequados. Ele considera todos os recursos necessários para entregar um serviço de TI e faz planejamento de curto, médio e longo prazo conforme os requisitos de negócio. Na ITIL v3, trata- se de
Na ITIL v3 ...... é um acordo realizado entre um provedor de serviço de TI e um cliente, que documenta metas de nível de serviço e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente.

A lacuna é corretamente preenchida por
Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue o item a seguir.

A gestão da mudança organizacional é realizada nos níveis tático e operacional, ao passo que a gestão de políticas organizacionais é realizada apenas no nível estratégico. Dessa forma, o sucesso da implantação da governança de TI em uma organização não depende do gerenciamento de mudança organizacional.