Filtrar


Questões por página:

Considere as seguintes afirmações sobre Modelagem de Processos.


I - Modelos de processo são usados com o objetivo de facilitar a visualização e o entendimento de um processo de negócio por todos os envolvidos, criando um vocabulário comum entre eles.

II - Redes de Petri descrevem modelos baseados em fundamentos matemáticos, que podem ser usados para a modelagem de processos, embora não tenham sido criados para isso.

III- Dentre os diagramas comportamentais apresentados pela Linguagem de Modelagem Unificada, o Diagrama de Casos de Uso é o mais adequado para modelagem de processos de negócio.


Quais estão corretas?

A BPMN apresenta diversos elementos notacionais para modelagem de processos de negócio. O elemento que é utilizado para representar um participante do processo de negócio é denominado

Business Process Model and Notation (BPMN) – Notação e Modelo de Processos de Negócio apresenta diversos elementos notacionais para modelagem de processos de negócio. Os elementos que são representados graficamente por círculos e que definem algum acontecimento no processo de negócio são denominados

Considere as seguintes afirmações sobre o Capability Maturity Model Integration (CMMI).


I - Um dos objetivos do CMMI é guiar a melhoria de processos na organização.

II - No CMMI, a representação contínua começa com práticas básicas de gerenciamento e progride por um caminho predefinido de níveis de sucesso, cada um servindo de base para o próximo.

III- No CMMI existem quatro disciplinas de conhecimento denominadas: engenharia de sistemas, engenharia de software, desenvolvimento e integração de produtos e processos, e fontes de aquisição.


Quais estão corretas?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme a Resolução nº 182/2013 do Conselho Nacional de Justiça.


(1) Plano de Trabalho

(2) Planejamento Estratégico Institucional (PEI)

(3) Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC)

(4) Plano de Contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC)

(5) Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)


( ) Instrumento que define os objetivos, as estratégias e os indicadores de desempenho a serem alcançados pelo órgão em um período determinado.

( ) Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de tecnologia da informação e comunicação, que visa a atender as necessidades de tecnologia de informação e de comunicação de um órgão em um período determinado.

( ) Documento elaborado quando o objeto da contratação consignar a previsão de cessão de mão de obra da empresa contratada de forma exclusiva e nas dependências do órgão contratante.

( ) Instrumento que declara as iniciativas estratégicas da área de tecnologia da informação e comunicação que deverão ser executadas em um período determinado, em harmonia com os objetivos estratégicos do órgão.

( ) Conjunto de contratações de solução de tecnologia da informação e comunicação a serem executadas com base no PDTIC do órgão.


A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é