Filtrar


Questões por página:

Segundo a ITIL v3 (2011), uma estratégia consiste em um plano que mostra o modo como uma organização poderá atingir um conjunto de objetivos. Uma estratégia de serviço deve definir como um provedor irá utilizar seus serviços, a fim de potencializar os resultados de negócio de seus clientes, ao mesmo tempo em que viabiliza a obtenção de seus próprios objetivos. Além do desenvolvimento dessa estratégia, existem processos que fazem parte do escopo da estratégia de serviço.


Considere os seguintes processos.


I - Gerenciamento da Demanda

II - Gerenciamento do Portfólio de Serviços

III- Gerenciamento Financeiro de TI


Quais efetivamente correspondem a processos do estágio Estratégia de Serviço do ITIL v3 (2011)?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as fases do ciclo de vida dos processos às suas respectivas descrições.


(1) Projeto

(2) Implantação

(3) Execução

(4) Análise

( ) São incluídas no modelo informações técnicas que facilitam a execução do processo pelo Sistema de Gerenciamento de Processos.

( ) Inclui o levantamento sobre processos, ambiente organizacional e técnico.

( ) O histórico de execução é explorado e problemas são identificados, podendo levar à remodelagem de processos.

( ) O Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio cria uma instância do modelo de processo.


A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Considere as seguintes afirmações sobre Modelagem de Processos.


I - Modelos de processo são usados com o objetivo de facilitar a visualização e o entendimento de um processo de negócio por todos os envolvidos, criando um vocabulário comum entre eles.

II - Redes de Petri descrevem modelos baseados em fundamentos matemáticos, que podem ser usados para a modelagem de processos, embora não tenham sido criados para isso.

III- Dentre os diagramas comportamentais apresentados pela Linguagem de Modelagem Unificada, o Diagrama de Casos de Uso é o mais adequado para modelagem de processos de negócio.


Quais estão corretas?

A BPMN apresenta diversos elementos notacionais para modelagem de processos de negócio. O elemento que é utilizado para representar um participante do processo de negócio é denominado

Business Process Model and Notation (BPMN) – Notação e Modelo de Processos de Negócio apresenta diversos elementos notacionais para modelagem de processos de negócio. Os elementos que são representados graficamente por círculos e que definem algum acontecimento no processo de negócio são denominados