Filtrar


Questões por página:
Uma peça deve ser fabricada segundo um complexo processo de usinagem que não é usual na empresa. Assim, a gerência decidiu realizar, antes do início da produção, um treinamento dos operadores encarregados, de modo a assegurar o domínio do processo e minimizar o índice de rejeição.
Como esse treinamento consome homens-hora e insumos de produção, esse “custo da qualidade" é classificado como custo de
Em vez de substituir o óleo de prensas hidráulicas a cada 2.000 horas de operação, uma forjaria optou por analisar regularmente amostras, através de espectrógrafo, o que possibilita a detecção de contaminações e alterações nas suas propriedades, de maneira oportuna. Isso redunda em menor gasto com óleo e ainda possibilita assegurar a vida útil dos equipamentos.
Tal conduta é um exemplo de manutenção
Uma empresa de transporte de cargas possui os seguintes dados sobre panes ocorridas em seus caminhões, nos últimos dois anos:



Cada pane custa à empresa, em média, R$ 3.000,00 em reparações e transbordo de cargas. Por isso, a gerência está cogitando contratar, por R$ 3.000,00/mês, uma firma especializada para realizar a manutenção preventiva em seus veículos. Contratualmente, as panes devem ficar limitadas a, no máximo, uma por mês, sendo que a firma contratada arcaria com os custos de reparação das panes excedentes que porventura ocorressem.
Assim sendo, verifica-se que a contratação da firma de manutenção preventiva
Uma indústria fabrica um tipo de produto com percentagem de defeituosos de 2%. O plano de amostragem para cada lote de 1.000 desses produtos exige uma amostra de 100 itens, da qual os defeituosos são separados, consertados e recolocados no lote.
Assim, verifica-se que, para cada um desses lotes comercializados, em média, retornam à fábrica para conserto, em garantia por defeito de fabricação, a quantidade de produtos igual a
Uma empresa produtora de sal de cozinha comercializa seu produto em sacos de 1 kg. Em cada saco, consta que o peso médio é de 1,005 kg ± um desvio-padrão de 2 g. Considerando que a variação natural do peso de sal, por conta do processo de enchimento dos sacos, segue uma distribuição normal com 99,7% da variação dentro de ± 3 desvios padrões, o órgão fiscalizador da produção e comercialização baixou normas que toleram uma faixa de peso entre 998 g a 1.012 g.
Sendo assim, verifica-se que o cálculo da capabilidade indica que o processo de ensacamento da empresa é