Filtrar


Questões por página:
Leia o enunciado e responda:

Mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. É uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica, que permite uma visualização da fisiologia humana por detecção eletrônica de radiofármacos emissores de pósitrons de meia-vida curta.

O enunciado descreve:
A colonoscopia é considerada como a técnica de maior acuidade para o diagnóstico de lesões estruturais do cólon, especialmente neoplasia. Classicamente sua principal indicação seria a de complementar achados radiológicos duvidosos. Na hemorragia digestiva baixa, no entanto, seria a primeira opção propedêutica após a retossigmoidoscopia. São, dentre outras, indicações para Colonoscopia, EXCETO:
Sobre a Hemostasia, analise os itens abaixo:

I- A hemostasia pode ser definida como uma série complexa de fenômenos biológicos que ocorre em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo com objetivo de deter a hemorragia.
II- O mecanismo hemostático inclui três processos: hemostasia primária, coagulação (hemostasia secundária) e fibrinólise.
III- Esses processos têm em conjunto a finalidade de manter a fluidez necessária do sangue, sem haver extravasamento pelos vasos, buscando a obstrução do fluxo pela presença de trombos.
IV- Hemostasia primária é o processo inicial da coagulação desencadeado pela lesão vascular. Imediatamente, mecanismos locais produzem vasoconstrição, alteração da permeabilidade vascular com produção de edema, vasodilatação dos vasos tributários da região em que ocorreu a lesão e adesão das plaquetas.

Analisados os itens é correto afirmar que:
Complemente o enunciado com um dos itens abaixo, dando correção e veracidade ao mesmo:

Após trauma abdominal grave, deve-se suspeitar de __________________ nos pacientes com diminuição do débito urinário, insuficiência respiratória e/ou hipotensão, principalmente se houver tensão ou distensão abdominal (mas os achados físicos não são muito sensíveis). Como essas manifestações também podem ser sinais de descompensação decorrente de lesões subjacentes, é necessário um alto grau de suspeita para os pacientes de risco. O diagnóstico requer a aferição da pressão intra-abdominal, normalmente com um transdutor de pressão ligado ao catéter vesical; valores > 20 mmHg são diagnósticos de hipertensão intra-abdominal e são preocupantes.
Na anamnese, a identificação é o início do relacionamento com o paciente. Adquire-se o nome, idade, sexo, etnia, estado civil, grau de escolaridade, profissão, ocupação atual, naturalidade, procedência, residência, nome da mãe, nome do cuidador, religião, etc. A identificação do paciente contribui não apenas com o cadastro desse, mas com o seu diagnóstico. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.