Filtrar


Questões por página:
A. B. C.,54 anos, chega à emergência com cefaleia súbita, acompanhada de confusão mental e hemiplegia esquerda. A tomografia computadorizada de crânio mostra a presença de hemoventrículo. De acordo com a escala, podemos classificar este achado na TC como Fischer:
I.S.,24 anos, apresenta quadro agudo caracterizado por febre com calafrio, mialgia intensa e cefaleia. Ao exame físico, destaca-se intensa dor à palpação de panturrilhas. Durante a anamnese, a paciente menciona que os sintomas iniciaram após a limpeza de sua residência, afetada por enchentes decorrentes das chuvas de verão. Ela nega ter realizado viagens nos meses anteriores. Com base nessas informações, a principal suspeita diagnóstica é:
Um homem,60 anos, queixou-se de forte dor retroesternal e dispneia seguida de síncope. Ele foi levado para o pronto-socorro, com sinais de insuficiência cardíaca esquerda. Foi aferida uma FC de 165 bpm e não foi possível avaliar sua pressão arterial. Observe o eletrocargiograma (ECG) a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

A conduta resolutiva imediata nesse caso é:
Um paciente com cirrose hepática apresenta suspeita de peritonite bacteriana espontânea. Esse diagnóstico pode ser confirmado se no líquido ascítico encontrarmos:
Um jovem,28 anos, vítima de acidente automobilístico, foi trazido de ambulância ao setor de emergência. A gasometria arterial apresentou os seguintes parâmetros: pH 7,24; PaCO2 = 48 mmHg; HCO3 = 16 mEq/L; BE = -4 mEq/L. De acordo com os conceitos do equilíbrio ácido-base, a hipótese diagnóstica mais provável é: