Filtrar


Questões por página:
Paciente procedente da zona rural da região Nordeste do Brasil apresentando lesão ulcerogranulomatosa em região septal anterior do nariz, ocasionando perfuração ampla de bordos friáveis e sangrantes. Realizada biópsia local, que evidenciou a presença de formas amastigotas intracelulares. O diagnóstico desse paciente é:
Menino de 6 anos sofreu uma injúria cervical do tipo “clothesline” (trauma fechado, brusco, contusão) enquanto andava de bicicleta. Após uma hora do trauma veio ao pronto-socorro com hemoptise em pequena quantidade e rouquidão. Seu tratamento seria:
Uma criança de quatro meses de vida é trazida pela mãe ao consultório por apresentar estridor persistente há 2 meses. Segundo a mãe, a criança melhora quando colocada em posição pronada. O diagnóstico mais provável seria:
Homem de 25 anos apresenta-se no setor de emergência do hospital após um acidente automobilístico com rouquidão, enfisema cervical subcutâneo e perda da palpação da proeminência laríngea. O próximo passo do manejo seria:
Uma criança de 4 anos de idade chega ao atendimento de emergência com quadro de dispnéia progressiva de início súbito, mantendo seu corpo inclinado para frente. A primeira conduta seria: