Filtrar


Questões por página:
Paciente de 45 anos de idade, portador de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, com otorréia indolor, escassa, inodora e fluida. Ao exame, observou-se uma perfuração de membrana timpânica com tecido de granulação em orelha média. Apresentava uma perda auditiva significativa, desproporcional ao resto dos sintomas. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 20 anos, nadadora, queixa-se de otites externas recorrentes. O principal agente etiológico responsável por esses quadros é:
Menino de 10 anos com febre, odinofagia discreta, halitose, tosse, fadiga e disfagia, além de dispnéia leve e adenopatia cervical. Apresenta pseudomembrana acinzentada que recobre as tonsilas, os pilares amigdalianos e a úvula, de difícil destacamento, que sangra à tentativa de remoção. O diagnóstico mais provável é:
Rapaz de 18 anos de idade apresenta-se no ambulatório com queixa de aumento de volume em região mandibular de crescimento lento. O RX revela osso mandibular com uma aparência concêntrica, em camadas (“casca de cebola”). O diagnóstico mais provável é:
O espectro das principais bactérias envolvidas na rinossinusite aguda inclui Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae e: