Filtrar


Questões por página:
J. M.S, um adolescente de 16 anos, apresenta febre alta, dor de cabeça intensa e vômitos. Ele foi levado ao pronto-socorro, onde os médicos suspeitaram de meningite. Durante a anamnese, a mãe relatou que João havia estado em uma festa recentemente, onde teve contato próximo com um amigo que estava doente. Exames laboratoriais evidenciam liquor turvo e com glicose diminuída. Com base no caso descrito, a profilaxia recomendada para os contatos próximos de J.M.S. é:
Maria,25 anos, professora, apresentou-se ao pronto-socorro com febre alta (39 °C) há 4 dias, acompanhada de dor de cabeça intensa, dor muscular generalizada e calafrios. Ela relatou também a presença de icterícia leve e urina escura. Maria mencionou que esteve exposta a áreas alagadas após fortes chuvas durante o último fim de semana. Com base nesse caso, a conduta mais apropriada para o manejo clínico desse quadro é:
João,55 anos, apresenta-se ao pronto-socorro com febre alta (39 °C), tosse produtiva com escarro purulento e dificuldade para respirar. Ele relata que os sintomas começaram há cerca de uma semana e pioraram nos últimos dias. João tem histórico de hipertensão e diabetes tipo 2. Ao exame físico, observa-se taquipneia, estertores bilaterais e sinais de desidratação. Após a avaliação, o médico decide interná-lo na enfermaria para manejo da pneumonia adquirida na comunidade (PAC). Com base nas recomendações para o manejo da PAC, a melhor terapia antimicrobiana inicial para João é:
Com base no protocolo do Ministério da Saúde de 2024, assinale a alternativa correta a respeito da profilaxia pós-exposição (PEP):

Analise os seguintes tipos de meningite quanto à quimioprofilaxia para contatos próximos:

I.Meningite bacteriana por Neisseria meningitidis.

II.Meningite viral.

III.Meningite por Haemophilus infuenzae tipo b.

IV.Meningite causada por Streptococcus pneumoniae.

V.Meningite por Cryptococcus.


Quanto à quimioprofilaxia para contatos próximos, é correto o que se apresenta em: